O campo conceitual aditivo como suporte didático para a mobilização de conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores
DOI:
10.37001/remat25269062v23id574Palabras clave:
Campo conceitual aditivo, Conhecimentos docentes, Formação inicial de professoresResumen
Neste artigo discutimos alguns resultados de uma investigação realizada a partir de uma pesquisa de mestrado em Educação. Sendo assim, o objetivo deste texto é o de apresentar indícios de conhecimentos docentes mobilizados por alunas da formação inicial em Pedagogia por meio de um processo formativo direcionado ao campo conceitual aditivo. Para isso, assumimos uma abordagem qualitativa, aliada ao método da pesquisa-ação, de modo que, em forma de etapas, pudéssemos organizar o desenvolvimento de uma formação e a coleta de dados da pesquisa. Na caracterização dos conhecimentos docentes, duas categorias foram mobilizadas: o conhecimento do conteúdo e o conhecimento pedagógico do conteúdo. A partir dessa mobilização, estabelecemos relações entre as duas categorias citadas, a fim de construir uma base de conhecimentos que possibilite aprender e ensinar o conteúdo matemático. Desse modo, os resultados apontaram que a articulação de teorias, como suporte didático, pode contribuir para o emergir de conhecimentos que proporcionem a superação de dificuldades encontradas no ensino de conteúdos matemáticos por professores licenciados em Pedagogia, assim como, também podem modificar crenças errôneas sobre a matemática. Com isso, foi possível concluir que é necessário voltar o olhar para a formação inicial em Pedagogia potencializando essa etapa formativa, de modo que os futuros professores desse campo conduzam suas práticas de docentes fundamentados em conhecimentos que possibilitem aos alunos avançar nas etapas de ensino sem tantas dificuldades.
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