A discalculia e o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id709

Palavras-chave:

Discalculia, Formação de Professores, Matemática, Anos Finais do Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho teve por objetivo investigar se os professores de Matemática, que desempenham a função docente na etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, estavam ou não preparados para atender as necessidades educacionais de alunos que possuem o transtorno de discalculia, no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa realizada foi conduzida sob a abordagem qualitativa, na qual se caracteriza como uma pesquisa exploratória. Para coletar os dados, ocorreu a proposta de um Questionário, com perguntas fechadas e abertas, a professores de Matemática, que atuavam nos Anos Finais. Para fundamentar a presente discussão, utilizou-se as concepções de autores como Campos (2015), Bernardi (2014), Kosc (1974), Vieira (2004), entre outros. Os resultados indicam que ainda é preciso haver o aprofundamento de conhecimentos por parte dos professores de Matemática, no que se refere às características que apresentam os alunos com esse transtorno em sala de aula e como poderiam contribuir, de forma mais efetiva, para a sua formação e desenvolvimento. Também, acredita-se que tal aprofundamento deveria ocorrer no desenrolar dos Cursos de Graduação em Licenciatura em Matemática e/ou de Cursos de formação continuada.

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Biografia do Autor

Pedro Mikael Santos Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Fabiane Fischer Figueiredo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora formadora no Curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), modalidade de Educação a Distância, na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

SILVA, Pedro Mikael Santos; FIGUEIREDO, Fabiane Fischer. A discalculia e o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022025, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id709. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/89. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos