Vamos ouvir uma história? Possibilidades metodológicas para o desenvolvimento do pensamento matemático na educação infantil

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id626

Palavras-chave:

Educação Matemática, Histórias Infantis, Pré-escola, Práticas Pedagógicas

Resumo

O presente trabalho analisou o uso de Histórias Infantis para estimular o desenvolvimento da Matemática na Educação Infantil, visando pensar nas possibilidades metodológicas da leitura na Educação Matemática como prática sociocultural que faz parte da vida das crianças. Além disso, busca-se aprofundar a discussão sobre o conceito matemático a partir das histórias infantis, de forma que promova o pensamento matemático na criança por meio da linguagem oral, da imaginação, da fantasia e de brincadeiras. Esta pesquisa possibilita uma discussão sobre a construção do pensamento Matemático na criança a partir das histórias infantis na promoção da aprendizagem da criança de forma mais prazerosa por meio da linguagem oral, da imaginação, da fantasia e de brincadeiras. Mediante uma leitura dialética os encaminhamentos metodológicos da pesquisa aconteceram a partir de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e documental. Foi realizado levantamento de dados bibliográficos, relacionados à literatura infantil e a sua relação com o desenvolvimento matemático na criança, por meio de materiais disponibilizados pela Secretaria de Educação de Ilhéus para professores que atuam na pré-escola. A síntese teórica discutiu os pressupostos de diversos autores que versam sobre a literatura infantil, contação de histórias e o desenvolvimento matemático na Educação Infantil. O desenrolar desta pesquisa permitiu perceber a importância de relacionar a leitura de Histórias Infantis ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática na pré-escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana dos Santos Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Mestra em Educação em Ciências e Matemática – UESC. 

Cláudia Celeste Lima Costa Menezes, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora no departamento de Ciências da Educação na Universidades Estadual de Santa Cruz.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96.

CORDI, ANGELA. Pé de brincadeira: pré-escola 4 a 5 anos e 11 meses. Curitiba: Positivo, 2018.

FONTANA, Felipe. Técnica de pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler- em três artigos que se completam. 43. ed. São Paulo: Cortez, 2002

______. Pedagogia da autonomia. 45ª ed. Rio de janeiro: paz e terra, 2013.

GADOTTI, Moacir. Concepções dialética da educação: um estudo introdutório. 14 ed, São Paulo: Cortez, 2003

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atica, 2008.

______. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 4ª ed. 2002.

ILHÉUS. Perspectiva a Proposta curricular para a educação Infantil. Ilhéus: SEDUC, 2017. Disponível em: https://www.ilheus.ba.gov.br/abrir_arquivo.aspx?cdLocal=12&arquivo=%7B5BB0A2A3-ACE1-B48E-C517-ECBDECED21BB%7D.pdf. Acesso em 27 de Fevereiro de 2020.

KAMII, Constance. A natureza do número A criança e o número. Implicações educacionais da teoria de Piaget para atuação com escolares de 4 a 6 anos. Tradução: Regina A. de Assis. 35ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KAMII, Constance. A criança e o número. 35. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, Maria e LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2016.

MARTINS, Ronei, X; RAMOS, Rosana. Metodologia de pesquisa. Guia de estudos lavras: UFLA, 2013.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de: Currículo na educação Infantil: dos conceitos teóricos à prática pedagógica. In: SANTOS, M. O dos e RIBEIRO, M. I. S (Orgs): Educação Infantil: os desafios estão postos? Salvador: Sooffset, 2014.

KISHIMOTO, T. M; OLIVEIRA-FORMOZINHO, J. (Orgs)em busca da pedagogia da infância. São Paulo: Penso, 2013.

SMOLE, K. C. S. et al. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. São Paulo: CAEM, 2004.

______. A Matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. 205p.

SMOLE, K. S; DINIZ, M. I. (Orgs). Ler, escrever problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artemedes editora, 2006

SMOLE, K. S.; A Matemática na escola: pelos caminhos do saber, do sentir e do querer. 2019. Disponível em: https://mathema.com.br/artigos/a-matematica-na-escola-pelos-caminhos-do-saber-do-sentir-e-do-querer/l>. acesso em: 21 de dezembro de 2019.

SMOLE C: CÂNDIDO Patrícia STANCANELLI, Renata: Matemática e Literatura Infantil. Belo Horizonte; Lê, 1998.

Downloads

Publicado

01-01-2022

Métricas


Visualizações do artigo: 196     PDF downloads: 174

Como Citar

SANTOS VIEIRA, Fabiana dos; COSTA MENEZES, Cláudia Celeste Lima. Vamos ouvir uma história? Possibilidades metodológicas para o desenvolvimento do pensamento matemático na educação infantil. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022065, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id626. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/94. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos