O ensino-aprendizagem da matemática em tempos de COVID-19: experiência em turmas de ensino médio em escola privada na cidade de Natal/RN
DOI:
10.37001/remat25269062v19id589Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino-aprendizagem, Práticas Pedagógicas, Covid-19Resumo
Este artigo científico tem como objetivo discutir sobre o ensino-aprendizagem da matemática em tempos de pandemia da COVID-19. Além disso, busca-se relatar experiências, em turmas de ensino médio, em uma escola da rede privada na cidade de Natal/RN, durante o terceiro trimestre de 2020, na qual utilizamos de plataformas educacionais, ambientes virtuais e jogos online, retomando as atividades escolares, por meio de aulas não presenciais e colaborando para que os educandos aprendam os conteúdos desta disciplina. Desse modo, determinamos como metodologia a pesquisa qualitativa, sendo realizado inicialmente, um estudo de referenciais teóricos que discutem sobre ensino-aprendizagem e tecnologias digitais. Ainda, utilizamos do estudo de caso, compartilhando as vivências na docência em escola potiguar, diante desse contexto de isolamento social nacional. Como resultados, constatamos que a utilização de tecnologias digitais, plataformas educacionais e jogos online, contribuíram para que os educandos aprendessem os conteúdos matemáticos, demonstrando gradualmente, uma maior participação, criticidade e curiosidade durante as aulas, além de apresentarem uma postura autônoma e de protagonistas de seus processos de aprendizagem e de suas vidas.
Downloads
Métricas
Referências
BEZERRA, Heriberto S. N.; NASCIMENTO, José Mateus do. O uso de jogos na aprendizagem de matemática: experiências no Pibid em escola pública da cidade de Natal. Natal (RN), anais eletrônicos 7º EpePE, 2018. Disponível em: https://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/anais_do_7_epepe.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 01 de fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus (COVID-19), Brasília, 2020. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. Acesso em: 05 de fev. 2021.
CURTIS, William. How to improve your math grades. Berkeley (CA): Occam Press, 2014. Disponível em: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://occampress.com/&prev=search. Acesso em: 02 de fev. 2021.
D´AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 23.ed. Campinas (SP), Papirus, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 40. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo, HUCITEC EDITORA, 2014.
NASCIMENTO, Heitor Guerra do. Licenciatura em Matemática: metodologia e didática do ensino de Matemática. Salvador, FTC/EAD, 1998.
PANSE. Andreas. 5 motivos para você usar o Kahoot em sala de aula: Professor Inovador. São Paulo, Página oficial, 2017. Disponível em: https://professorinovador.com/2017/12/09/5-motivos-para-usar-kahoot/. Acesso em: 03 de fev. 2021.
PLURAL. Somos educação. São Paulo, Página oficial, 2020. Disponível em: https://www.plurall.net/. Acesso em: 02 de fev. 2021.
RIBEIRO, Flávia Martins; PAZ, Maria Goretti. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Santa Maria (RS), Revista Modelos, 2012. Disponível em: http://facos.edu.br/publicacoes/revistas/modelos/agosto_2013/pdf/o_ensino_da_matematica_por_meio_de_novas_tecnologias.pdf. Acesso em: 02 de fev. 2021.
RIO GRANDE DO NORTE. Decreto-Lei nº 29.524 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias para o enfrentamento da Situação de Emergência em Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19). Natal, Diário Oficial, 2020. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200318&id_doc=677489. Acesso em: 12 de fev. 2021.
SONNEWEND, Bianca. Geek Lab: o que é? - Infográfico. São Paulo, Página oficial, 2017. Disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/geekie-lab-infografico/. Acesso em: 01 de fev. 2021.
SUPER PROFESSOR. Interbits®. São Paulo, Página oficial, 2020. Disponível em: https://www.sprweb.com.br/mod_superpro/index.php. Acesso em: 01 de fev. 2021.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 234 PDF downloads: 85
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.