Elementos articuladores da Prática Profissional na Formação Inicial de professores que ensinam matemática
Keywords:
Formação inicial, Matemática, OBEDUC, Prática profissionalAbstract
Este artigo tem como objetivo identificar e compreender os elementos articuladores da prática profissional desenvolvidos na formação inicial de professores que ensinam matemática. A problemática surgiu ao considerar a necessidade do repensar a formação inicial de professores para enfrentar o desafio da escola atual e a complexidade da prática docente, bem como dos resultados das pesquisas brasileiras realizadas sobre o início da carreira docente em matemática e dos egressos dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia apontando indícios que muitos dos problemas dessa fase inicial são decorrentes das próprias dicotomias do processo de formação inicial. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, do tipo estado da arte que identificou pesquisas acadêmicas brasileiras (teses e dissertações) produzidas no Programa Observatório da Educação que previa a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica e envolveram matemática. Essas pesquisas (251) são apresentadas em um breve mapeamento e dentre elas, foram selecionadas as que versavam sobre a formação inicial dos professores (25) que constituiu o corpus de análise. Para o processo analítico foi realizado a leitura dos trabalhos e a construção de uma ficha contendo título, instituição, autor(a) e orientador(a), temática e foco, nível de ensino, metodologia da pesquisa, referencial teórico e principais resultados. Para a apresentação dos resultados foi construído um panorama destacando três eixos articuladores: a) currículo; b) conhecimento matemático e c) programas/projetos nos cursos. Os resultados apontam para a relevância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação inicial de professores. As pesquisas sinalizaram que as discussões os sobre currículo nos cursos de licenciatura permanecem presentes para o cumprimento dos pressupostos legais e com iniciativas pontuais de algumas universidades e/ou programas fomentados para as articulações entre a teoria e prática e entre a universidade e escola. Identifica-se também que a articulação entre os conhecimentos pedagógico e matemático inclui a problemática do aspecto conceitual do conteúdo matemático com o curso não voltado para a docência na Educação Básica. Por fim, foram identificadas iniciativas que promoveram outras articulações como entre a formação inicial e continuada (PIBID e OBEDUC) e entre as licenciaturas de Pedagogia e Matemática (CluMat).
Downloads
Metrics
References
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, New York, v. 59, n. 5, p. 389 - 407, nov./dez. 2008.
BARROS, A.M.R. de. Dificuldades e superações nos anos iniciais da docência em matemática na escola pública. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba-SP, 2008.
BRASIL, CAPES. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. Gestão – Observatório da Educação. Brasília, 2013.
CAMARGO, M. P. D. V.de. A reflexão de estudantes a professores da UNIMEP sobre a sua formação profissional em Matemática e Ciências: subsídios para um novo projeto pedagógico. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba-SP. 1998.
CUSATI, I.C. Aprendendo a ensinar Matemática no exercício da profissão: um estudo das fases inicial e final da carreira docente. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos-SP, 1999.
GAMA, R.P. Iniciação de passagem de discente para docente de Matemática: a necessidade de se estudar as transições. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba-SP, 2001.
GAMA, R. P. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. Tese (Doutorado em Educação Matemática) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.
GATTI, B.A. A formação inicial de professores para Educação Básica – As licenciaturas. Revista USP, São Paulo-SP, n. 100, p. 33-46, 2014.
GUARNIERI, M. R. Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidação da profissão. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos-SP, 1996.
HANITA, M. Y. PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES: um estudo a partir das produções da educação matemática. Dissertação (mestrado em Educação. Universidade Federal de São Carlos-SP, 2016.
LEITE, E.A. Formação inicial e base do conhecimento para o ensino de matemática na perspectiva de professores iniciantes da Educação Básica. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos-SP, 2016.
LIMA, H. C. de. PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: um enfoque nas práticas formativas. Dissertação (mestrado em Educação. Universidade Federal de São Carlos-SP, 2018.
OLIVEIRA, A.B.de Prática pedagógica e conhecimentos específicos: um estudo com um professor de matemática em início de docência. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-MS, 2010.
PASSOS, C. L.B. As representações matemáticas dos alunos do curso de magistério e suas possíveis transformações: uma dimensão axiológica. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Campinas-SP, 1995.
PEREIRA, C. C. M. A formação matemática de professores polivalentes em início de carreira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade São Francisco, Itatiba-SP, 2012.
ROCHA, L. P. (Re) constituição dos saberes de professores de Matemática nos primeiros anos de docência. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual de Campinas-SP, 2005.
SILVA, S. da Professores das séries iniciais em início de carreira: dificuldades, dilemas e saberes em relação ao ensino de matemática. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP, 2009.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 157 PDF (Português (Brasil)) downloads: 43
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.