Registrar/Documentar/Experienciar o Jogo na Educação Infantil - Implicações à Formação Continuada de Professoras em Matemática

Authors

DOI:

10.37001/remat25269062v24id612

Keywords:

Formação continuada, Registro/Documentação Pedag´ógica, Matemática na Educação Infantil, Jogos

Abstract

A investigação relatada neste artigo analisa um processo de formação continuada, vivenciado por um grupo de professoras da Educação Infantil, em que o objetivo foi compreender implicações desta proposta para a constituição de uma prática pedagógica com jogos matemáticos em turmas de pré-escola a partir do registro do fazer docente. Recorremos a dados de análise documental dos portfólios das docentes e de uma entrevista semiestruturada com uma professora, sendo esta a mais frequente nos encontros do curso de extensão analisado. Como resultado, houve mudança de concepção sobre o desenvolvimento/aprendizagem, uma vez que, vivenciaram contextos de aproximação com referenciais de atuação que articularam suas práticas profissionais com as perspectivas teóricas sobre o jogo, a brincadeira e suas contribuições ao desenvolvimento infantil.

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Author Biographies

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP-Marília). Docente Permanente dos seguintes progromas: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/Unesp).

Andressa Florcena Gama da Costa, Federal University of Mato Grosso do Sul

Professora Adjunta do curso de Pedagogia na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Educação (2022) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Mestre em Educação (2013) pelo mesmo programa (UNESP/FCT). Graduada em Pedagogia (2010) - Licenciatura pela UFMS, campus de Três Lagoas. Membro do grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA) - UNESP - Presidente Prudente - SP. 

Jéssica Costa de Meneses da Cruz, Federal University of Mato Grosso do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora de Educação Básica.

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Published

2025-03-21

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How to Cite

TEODORO CIRÍACO, Klinger; COSTA, Andressa Florcena Gama da; CRUZ, Jéssica Costa de Meneses da. Registrar/Documentar/Experienciar o Jogo na Educação Infantil - Implicações à Formação Continuada de Professoras em Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 24, 2025. DOI: 10.37001/remat25269062v24id612. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/612. Acesso em: 30 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos