Registrar/Documentar/Experienciar o Jogo na Educação Infantil - Implicações à Formação Continuada de Professoras em Matemática
DOI:
10.37001/remat25269062v24id612Palabras clave:
Formação continuada, Registro/Documentação Pedag´ógica, Matemática na Educação Infantil, JogosResumen
A investigação relatada neste artigo analisa um processo de formação continuada, vivenciado por um grupo de professoras da Educação Infantil, em que o objetivo foi compreender implicações desta proposta para a constituição de uma prática pedagógica com jogos matemáticos em turmas de pré-escola a partir do registro do fazer docente. Recorremos a dados de análise documental dos portfólios das docentes e de uma entrevista semiestruturada com uma professora, sendo esta a mais frequente nos encontros do curso de extensão analisado. Como resultado, houve mudança de concepção sobre o desenvolvimento/aprendizagem, uma vez que, vivenciaram contextos de aproximação com referenciais de atuação que articularam suas práticas profissionais com as perspectivas teóricas sobre o jogo, a brincadeira e suas contribuições ao desenvolvimento infantil.
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