YU-GI-OH: jogando com a Matemática
Palabras clave:
Ludicidade, Aprendizagem, EducaçãoResumen
O presente relato de experiência aborda a importância que os jogos exercem na vida de crianças e jovens otimizando o aprendizado quando associados ao estudo de matemática. Partindo do pressuposto de que a aprendizagem, quando ocorre de forma dinâmica e prazerosa torna-se mais efetiva e significativa, pretende-se evidenciar através de uma experiência de construção e exploração do jogo YU-GI-OH: Jogando com a matemática o quanto o ato de lecionar respaldado numa metodologia lúdica, dentro da realidade dos alunos é eficiente, ao tempo que ensinar apoiado na cópia, reprodução e provas têm contribuído para sustentar o preconceito de que a matemática é uma disciplina “chata” e “difícil”. Desse modo, ampliar o conhecimento acerca de um assunto tão relevante e que tem muito a contribuir com a melhoria nas assimilações cognitivas dos conceitos matemáticos, apresenta-se com ares promissores de tornar gradualmente esse ensino prazeroso para alunos e também professores. Discutiremos o efeito dos jogos associados a conteúdos de matemática percebendo-os como aliados na consecução dos objetivos que viabilizem o processo de ensino-aprendizagem.
Descargas
Métricas
Citas
BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas: Uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Brasília, 1997.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003.
RIBEIRO, Flávia Dias. Jogos e modelagem na educação matemática. Curitiba: Ibpex, 2008.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e profissionalização docente. Curitiba: Ibpex, 2007.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 198 PDF (Português (Brasil)) downloads: 59
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.