Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio: um olhar interseccional para as identidades representadas em matemática financeira
DOI:
10.37001/remat25269062v21id517Palabras clave:
educação matemática, livros didáticos de matemática, ensino médio, matemática financeira, interseccionalidadeResumen
Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar as representações visuais em imagens dos livros didáticos de matemática do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021), especificamente nos capítulos sobre Matemática Financeira. A abordagem teórica se baseia nos conceitos de representação e identidade, visando analisar como grupos sociais vulnerabilizados ou historicamente invisibilizados são representados nas imagens desses materiais. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma análise interseccional das imagens presentes nos livros. Os resultados evidenciam a predominância de representações de pessoas brancas, magras, jovens e aparentemente sem deficiência, reforçando estereótipos e normas sociais. Além disso, a análise destaca a invisibilidade de outras identidades, como pessoas negras retintas, LGBTQIAPN+, indígenas, pessoas com deficiência e idosas. A presença de pessoas negras, quando ocorre, é muitas vezes em contextos de servidão ou de forma superficial, sem um debate profundo sobre diversidade e inclusão. A pesquisa conclui que a falta de representatividade nos livros didáticos perpetua a exclusão social e limita as possibilidades de identificação dos alunos com o material. O estudo destaca a importância de uma abordagem interseccional na análise de materiais didáticos e a necessidade de incluir a diversidade de identidades para promover uma educação mais inclusiva e equitativa.
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