Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio: um olhar interseccional para as identidades representadas em matemática financeira

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v21id517

Palabras clave:

educação matemática, livros didáticos de matemática, ensino médio, matemática financeira, interseccionalidade

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar as representações visuais em imagens dos livros didáticos de matemática do ensino médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021), especificamente nos capítulos sobre Matemática Financeira. A abordagem teórica se baseia nos conceitos de representação e identidade, visando analisar como grupos sociais vulnerabilizados ou historicamente invisibilizados são representados nas imagens desses materiais. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma análise interseccional das imagens presentes nos livros. Os resultados evidenciam a predominância de representações de pessoas brancas, magras, jovens e aparentemente sem deficiência, reforçando estereótipos e normas sociais. Além disso, a análise destaca a invisibilidade de outras identidades, como pessoas negras retintas, LGBTQIAPN+, indígenas, pessoas com deficiência e idosas. A presença de pessoas negras, quando ocorre, é muitas vezes em contextos de servidão ou de forma superficial, sem um debate profundo sobre diversidade e inclusão. A pesquisa conclui que a falta de representatividade nos livros didáticos perpetua a exclusão social e limita as possibilidades de identificação dos alunos com o material. O estudo destaca a importância de uma abordagem interseccional na análise de materiais didáticos e a necessidade de incluir a diversidade de identidades para promover uma educação mais inclusiva e equitativa.

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Biografía del autor/a

Taune Pacheco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Ana Carolina Rosa Rodrigues de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2024-06-21

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Cómo citar

PACHECO, Taune; SILVA, Marcio Antonio da; FREITAS, Ana Carolina Rosa Rodrigues de. Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio: um olhar interseccional para as identidades representadas em matemática financeira. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id517. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/517. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática