Etnomodelagem e seus desdobramentos: Comparando preços de acerola e água doce entre o mercado formal e informal

Autores/as

DOI:

10.37001/remat25269062v23id598

Palabras clave:

Modelos Matemáticos; Representações; Ícones; Símbolos.

Resumen

Um ensino de Matemática crítico e reflexivo se torna necessário no cenário atual, visto que as demandas sociais requisitam cidadãos com tais habilidades. Nessa direção, a Etnomodelagem vem se destacando como ferramenta para fomentar tal ensino. Nesse trabalho, apresentamos um recorte da nossa pesquisa de doutoramento com foco em parte dos sujeitos da pesquisa, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, na qual, a partir de uma atividade com a Etnomodelagem de Rosa e Orey (2017), os alunos levantaram problemáticas com aspectos etnomatemáticos e sociais, solucionadas pelos moldes da Modelagem. O foco deste artigo, contudo, repousa sobre as problemáticas com aspectos sociais, visando comparar preços entre a venda formal e informal de acerola e água doce. Foi detectado o surgimento de símbolos e ícones diagramáticos, além da construção da ideia de representatividade de fenômenos reais por meio de modelos matemáticos, tomando a Semiótica americana como ferramenta analítica da construção do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Gilmar Lima, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em ciências com habilitação em matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim- FABEJA (2006); Especialização lato senso no Ensino de Matemática pela Fundação Universitária de Jaboatão dos Guararapes- FUNIJ (2008); Mestrado profissional no Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB (2019). Atualmente é professor efetivo da rede municipal de ensino em Santa Cruz do Capibaribe-PE e Brejo da Madre de Deus-PE. Possui experiência também na rede particular de ensino. É membro do grupo de pesquisa Ensino de Ciências vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Cursando Doutorado en Ensino pela Renoen polo UEPB.

Maria Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga con maestría (2003) y doctorado (2013) en Educación por la UFPB. Es profesora asociada del Departamento de Metodología de la Educación - CE/UFPB, profesora colaboradora del Programa de Postgrado en Enseñanza de las Ciencias y Educación Matemática - PPGECEM - UEPB. Fue Coordinadora del Curso de Pedagogía - campus I - UFPB de 2021 a 2023 y se encuentra en su segundo mandato - de 2023 a 2025. Durante su doctorado, investigó las Representaciones Semióticas de la multiplicación en los años iniciales como instrumento de mediación pedagógica. Estudiar/investigar los procesos de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas, principalmente en los primeros años de la Educación Primaria. Los guías trabajan en las áreas: formación docente; enseñanza y aprendizaje de matemáticas; mediación pedagógica; representaciones semióticas; Metodologías activas en la enseñanza y pensamiento algebraico. Miembro del equipo del Centro de Estudios de Alfabetización en Lengua y Matemáticas - NEALIM/UFPB; miembro del Laboratorio de Estudios y Prácticas Interdisciplinarias - LEPPI y líder del GPEMAIS - Grupo de Estudio e Investigación en Educación Matemática en la Primera Infancia, que cuenta con la participación de investigadores universitarios y docentes de educación básica

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Publicado

2025-02-07

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Cómo citar

LIMA, Gilmar; AZERÊDO, Maria. Etnomodelagem e seus desdobramentos: Comparando preços de acerola e água doce entre o mercado formal e informal. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 23, 2025. DOI: 10.37001/remat25269062v23id598. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/598. Acesso em: 30 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos