Etnomodelagem e seus desdobramentos: Comparando preços de acerola e água doce entre o mercado formal e informal

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v23id598

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Modelos matemáticos, Representações, ícones, símbolos

Resumo

Um ensino de Matemática crítico e reflexivo se torna necessário no cenário atual, visto que as demandas sociais requisitam cidadãos com tais habilidades. Nessa direção, a Etnomodelagem vem se destacando como ferramenta para fomentar tal ensino. Nesse trabalho, apresentamos um recorte da nossa pesquisa de doutoramento com foco em parte dos sujeitos da pesquisa, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, na qual, a partir de uma atividade com a Etnomodelagem de Rosa e Orey (2017), os alunos levantaram problemáticas com aspectos etnomatemáticos e sociais, solucionadas pelos moldes da Modelagem. O foco deste artigo, contudo, repousa sobre as problemáticas com aspectos sociais, visando comparar preços entre a venda formal e informal de acerola e água doce. Foi detectado o surgimento de símbolos e ícones diagramáticos, além da construção da ideia de representatividade de fenômenos reais por meio de modelos matemáticos, tomando a Semiótica americana como ferramenta analítica da construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilmar Bezerra de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em ciências com habilitação em matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim- FABEJA (2006); Especialização lato senso no Ensino de Matemática pela Fundação Universitária de Jaboatão dos Guararapes- FUNIJ (2008); Mestrado profissional no Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB (2019). Atualmente é professor efetivo da rede municipal de ensino em Santa Cruz do Capibaribe-PE e Brejo da Madre de Deus-PE. Possui experiência também na rede particular de ensino. É membro do grupo de pesquisa Ensino de Ciências vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Cursando Doutorado en Ensino pela Renoen polo UEPB.

Maria Alves de Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga com mestrado (2003) e doutorado (2013) em Educação pela UFPB. É professora associada do Departamento de Metodologia da Educação - CE/UFPB, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - UEPB. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia - campus I - UFPB no período de 2021 a 2023 e está no segundo mandato - 2023 a 2025. No doutorado investigou as Representações Semióticas de multiplicação nos anos iniciais enquanto instrumento de mediação pedagógica. Estuda/pesquisa os processos de ensino e aprendizagem Matemática, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orienta trabalhos nas áreas: formação de professores; ensino e aprendizagem de matemática; mediação pedagógica; representações semióticas; metodologias ativas no ensino e pensamento algébrico. Integra a equipe do Núcleo de Estudos em Alfabetização em Linguagem e em Matemática - NEALIM/UFPB; membro do Laboratório de Estudos e Práticas Interdisciplinares - LEPPI e é líder do GPEMAIS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nos Anos Iniciais, o qual conta com participação de pesquisadores da universidade e professores da educação básica

Referências

ALMEIDA, Lourdes Werle de.; SILVA, Karina Pessoa da; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2020.

ALMEIDA, Lourdes Werle de.; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; VERONEZ, Michele Regiane Dias. Elementos Semióticos em atividades de Modelagem Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais [...] Rio Janeiro: ANPED, 2001. Disponível em: https://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_I/modelagem_barbosa.pdf. Acesso em 09, maio 2024.

BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática: ações interações no processo de ensino e

aprendizagem. 1992. 460p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de

Campinas, 1992. Disponível em:

https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/burak_dionisio_d.pdf. Acesso em 09, maio 2024.

BURAK, Dionísio; BRANDT, Célia Finck. Modelagem Matemática e Representações

Semióticas: contribuições para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Zetetiqué, Campinas, v. 18, n. 33, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646694 Acesso em 10, outubro 2024.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. 3. Reim. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018.

D’AMORE, Bruno; PINILLA, Martha Isabel Fandino; IORI, Maura. Primeiros elementos de semiótica: sua presença e sua importância no processo de ensino-aprendizagem da

matemática. Trad. Maria Cristina Bonomi. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano. São Paulo: Livraria editora da física, 2009.

FALLEIRO, Bruna Carla Alves; OLIVEIRA, Wellington Piveta. Vivências com modelagem matemática e as contribuições para a formação de uma professora. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 10, n. 1, p. e2003, 22 mar. 2024.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LANKSHER, Colin.; KNOBEL, Michele. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2008.

LIMA, Gilmar Bezerra; FOSSA, John Andrew. Um delineamento pedagógico para a etnomodelagem. Jornal of mathematics and culture, [s. l.] v. 17, n. 7, agosto de 2023. Disponível em: https://journalofmathematicsandculture.wordpress.com/wpcontent/uploads/2023/11/article-9-177lima-fossa.pdf. Acesso em 09, maio 2024.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Ed. Inijuí, 2016.

NOTH, Winfried. Panorama da semiótica: de Platão a Peirce. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2005.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. Trad. Octanny Silveira da Mota e Leonidas Hegenberg. São Paulo: Editora Cultrix, 1972.

ROCHA, Ana Paula Francisca Pires da; ASSIS, Érika Helena Assis; MIRANDA, Nayara Thaís Santana; PAULA, Paula Silveira Alves de. A perspectiva de desenvolvimento do pensamento algébrico na observação de regularidades. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, v. 10, n. 2, p. e2002, 4 out. 2024.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Ethnomodeling: A Pedagogical Action for Uncovering Ethnomathematical Practices. Journal of Mathematical Modelling and Application, Blumenau, v. 1, n. 3, 58-67, 2010.

ROSA, Milton.; OREY, Daniel Clark. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2004.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica Aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

Downloads

Publicado

07-02-2025

Métricas


Visualizações do artigo: 176     PDF downloads: 40

Como Citar

LIMA, Gilmar Bezerra de; AZERÊDO, Maria Alves de. Etnomodelagem e seus desdobramentos: Comparando preços de acerola e água doce entre o mercado formal e informal. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 23, 2025. DOI: 10.37001/remat25269062v23id598. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/598. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos