Os aspectos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de números fracionários na educação básica: uma ressignificação na estratégia metodológica nos problemas com frações
DOI:
10.37001/remat25269062v19id711Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Números Fracionários, RessignificarResumo
O processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental, tem sido uma questão tratada e estudada cuidadosamente por pesquisadores e educadores, sempre posicionando o aprendiz no centro de todo processo educacional. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino e aprendizagem de frações, através de uma ressignificação nos princípios e relações Matemáticas que conduzem aos conceitos de números fracionários. A estratégia de ensino e aprendizagem de frações foi aplicada em uma turma de25 alunos, entre 9 e 11 anos, do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Rio Largo. A ressignificação do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de fração determinou implicações positivas que foram manifestadas pelo bom desempenho dos alunos nas questões recomendadas. Espera-se que pesquisas futuras envolvendo o ensino e aprendizagem de Matemática, por ressignificação de conceitos, sejam conduzidas, nos diversos níveis de ensino, para melhor execução e compreensão de modelos matemáticos.
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