Modelagem Matemática e Algoritmo de Programação Associados à Simulação Matemática do Volume de um Tanque
DOI:
10.37001/remat25269062v18id524Palavras-chave:
BNCC, MATLAB, Modelagem Matemática, VISUALG3Resumo
Este artigo científico tem como objetivo apresentar os resultados de um relato de experiência de ações pedagógicas para a resolução de uma situação-problema sobre o volume de um líquido variando no interior de um tanque cilíndrico de base cônica, que engloba modelagem matemática e linguagem de programação, especificamente no que diz respeito à possibilidade de se inter-relacionar duas técnicas de ensino com uma finalidade comum: modelagem matemática e algoritmo de programação associadas à simulação matemática. Para atingir os objetivos, primeiramente modelamos matematicamente a situação-problema proposta com funções de duas variáveis reais positivas e três sentenças, mediante procedimentos matemáticos e posteriormente simulamos matematicamente os valores do raio R e da profundidade “d” do líquido no interior e “exterior” do tanque – diretamente no programa computacional desenvolvido. Os resultados dos estudos matemáticos e computacionais mostraram-se satisfatórios aos objetivos propostos aos estudos, isto porque, os valores obtidos por métodos distintos apresentaram os mesmos números reais.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.
ANDRADE, Daiane et al. Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. Anais do Workshop de Informática na Escola, [s.l.], p. 169, nov. 2013. ISSN 2316-6541. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2645/2299. Acesso em: 25 fev. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.169.
BARCELOS, T. S.; SILVEIRA, I. F. Pensamento computacional e educação matemática: relações para o ensino de computação na educação básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 20., 2012, Curitiba. Anais do XXXII CSBC. 2012. p. 23. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Thiago-Barcelos/publication/256439343_Pensamento_Computacional_e_Educacao_Matematica_Relacoes_para_o_Ensino_de_Computacao_na_Educacao_Basica/links/0deec5228dfbb4d377000000/Pensamento-Computacional-e-Educacao-Matematica-Relacoes-para-o-Ensino-de-Computacao-na-Educacao-Basica.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.
BASSANEZI, C. R. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 2002. https://www.researchgate.net/publication/256007243_Ensino_-_aprendizagem_com_Modelagem_matematica. Acesso em: 09 dez. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.
CARVALHO, F. J.; KLÜBER, T. E. Modelagem matemática aliada à programação de computadores na educação básica. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2018, Cascavel – PR. Anais do VIII EPMEM. Cascavel, PR: 2018. Disponível em: http://sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPMEM/VIII_EPMEM/paper/viewFile/820/418. Acesso em: 24 fev. 2021.
CHAPRA, S. C. Métodos numéricos aplicados com MATLAB® para engenheiros e cientistas. 3. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. p. 82-83.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. Blumenau: Ed. Contexto, 2000.
MATLAB. Software de programação e cálculo numérico. Disponível em: https://la.mathworks.com/products/matlab.html. Acesso em: 06 jan. 2021.
RODRIGUES, D. Tipos de simulação. E aí, convergiu. [s.l.], 04 set. 2012. Disponível em: https://eaiconvergiu.wordpress.com/2012/09/04/tipos-de-simulacao/. Acesso em: 23 fev. 2021.
VILARIM, G. Algoritmos: programação para iniciantes. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2004.
VISUALG. Compilador de portugol. Disponível em: http://visualg3.com.br/baixe-o-visualg-3-0-7/. Acesso em: 06 jan. 2021.
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 424 PDF downloads: 87 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 26
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.