Diálogo, Epistemologia Freiriana e Aulas de Matemática: algumas pesquisas e suas implicações

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v22id449

Palavras-chave:

Paulo Freire, Interação Dialógica, Educação Matemática Crítica, Educação Matemática

Resumo

Este artigo de cunho teórico tem como objetivo discutir as potencialidades do diálogo nas aulas de matemática através de três pesquisas que mobilizam tal conceito a partir da epistemologia freiriana e da Educação Matemática Crítica. A primeira delas aborda o conceito de diálogo na formação inicial de estudantes de graduação de Licenciatura em Matemática. A segunda reflete sobre o que ocorre quando atividades investigativas mediadas pelo diálogo são colocadas em ação com um grupo de estudantes surdos e ouvintes. A terceira pesquisa discute o diálogo entre as crianças e entre essas e duas professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados dos trabalhos mencionados trazem indícios de que a comunicação influencia o ensino e aprendizagem da matemática e o diálogo é aprendido nas interações estabelecidas dentro das salas de aula, sendo elas dos anos iniciais do Ensino Fundamental ou da licenciatura em matemática. Nesse sentido, é essencial que durante as atividades de matemática os estudantes estejam engajados em processos de diálogo.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Faustino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Amanda Queiroz Moura, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Raquel Milani, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

01-08-2024

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Como Citar

FAUSTINO, Ana Carolina; MOURA, Amanda Queiroz; MILANI, Raquel. Diálogo, Epistemologia Freiriana e Aulas de Matemática: algumas pesquisas e suas implicações. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 22, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v22id449. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/449. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Educação Matemática com Paulo Freire: práticas, pesquisas e políticas