O Novo Ensino Médio e as Prescrições Curriculares de Matemática para o Estado de São Paulo em 2024
DOI:
10.37001/remat25269062v21id518Palavras-chave:
Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular, Currículo Paulista, Prescrições Curriculares, Recomposição da AprendizagemResumo
Após a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), estados e municípios começaram a escrever suas prescrições curriculares, uma vez que, a partir daquele momento, passamos a ter a indicação das habilidades fundamentais a serem desenvolvidas pelos alunos durante a Educação Básica, como uma forma de alcançarmos a equidade na educação. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo instigar a reflexão e a discussão sobre os direcionamentos dados em relação aos objetos do conhecimento a serem trabalhados na rede estadual de São Paulo, principalmente para a 3ª série do Ensino Médio, uma vez que são os alunos que estão no final do ciclo da Educação Básica, farão o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, o Provão Paulista e vestibulares para diferentes instituições de Ensino Superior. Essa reflexão se faz necessária para que possamos entender o rumo que a educação estadual está seguindo, para que possíveis reformulações sejam feitas, caso seja necessário. Para alcançar nosso objetivo, utilizamos a abordagem qualitativa, por meio das técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Um dos pontos observados é que, mesmo sabendo da necessidade da recomposição da aprendizagem, não apenas por conta do período pandêmico pelo qual passamos, mas também devido a defasagem existente ao longo dos anos, no que tange a aprendizagem da Matemática, esse trabalho poderia ser feito ao longo do ensino dos objetos de conhecimento prescritos para a 3ª série do Ensino Médio, em que a retomada de conhecimentos já construídos é possível.
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