Aplicação de sistemas de equações lineares na análise de malhas viárias com ruas de sentido único
DOI:
10.37001/remat25269062v23id543Palavras-chave:
Malha viária, Princípio dos nós, Rede viária, Sistemas de equações lineares, TrânsitoResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de indicar algumas contribuições da metodologia de ensino da Matemática por meio de exploração e resolução de problemas aliados a situações sociais, com o recorte na aplicação de sistemas de equações lineares na análise de malhas viárias com ruas de sentido único. Optou-se por esta abordagem de ensino porque ela possibilitou despertar o interesse e gosto dos alunos pela Matemática e, desta forma estreitar as relações dos alunos com a Matemática, quebrar a prática habitual de transmitir fórmulas, teoremas, axiomas e exercícios, mostrando alguma utilidade dos sistemas de equações lineares em cruzamentos de ruas, para determinar o número de veículos que deve entrar e sair no mesmo cruzamento para que o trânsito seja regularizado. Caraterizada como uma pesquisa pedagógica de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, foi desenvolvida com 60 alunos da 12ª Classe da Escola do Magistério CDTE Pedro Benga Lima “Foguetão” do Uíge (Angola) por meio da resolução de duas situações-problemáticas dentro da sala de aula, dividindo os alunos em grupos e uma atividade de campo na quadra nº 6 da Centralidade do Kilomosso, Cidade do Uíge em Angola. Pela satisfação e envolvimento ativos dos alunos durante a realização, os resultados obtidos apontam que a metodologia de ensino da Matemática por meio de exploração e resolução de problemas aliados a situações sociais utilizada, permitiu demonstrar a aplicação de sistemas lineares na análise malhas viárias, comprovando assim que a Matemática está ligada à realidade de todos. Diante disso, espera-se que a metodologia apresentada neste artigo sirva de um indicador e guia para reduzir o insucesso dos alunos na aprendizagem da Matemática.
Downloads
Métricas
Referências
AMARAL, S. J. C. Análise da complexidade da malha viária para distribuição de última milha em áres urbanas. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
ANGOLA. LEI n.º 17/16. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino de Angola. Diário da República I Série nº 170 de 07 de Outubro. Assembleia Nacional de Angola, Luanda, 2016.
ANGOLA. LEI nº. 32/20. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino de Angola. Diário da República I Série nº 123 de 12 de Agosto. Assembleia Nacionl de Angola. Luanda, 2020.
BRASIL. Manual de estudos de tráfego. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Rio de Janeiro. 2006.
BRUNS, C. B. et al. Educar para o trânsito. 20. ed. Curitiba: Tecnodata, 2006.
CORREIA, M. D. C. B. A observação participante enquanto técnica de investigação. [S.l.]: Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem, v. 13, 2009. Disponivel em: <https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/23968/1/2009_13_2_30-36.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2023.
HOWARD, A.; RORRES, C. Álgebra Linear com Aplicações. Tradução de Claus Ivo Doering. 8ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
LEANDRO, R. N. Insucesso Escolar na Matemática: Um (outro) olhar Percepção dos alunos do 6.º ano do Ensino Básico sobre o insucesso escolar na Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Minho, Braga, 2006.
MARTINS, F. D. C.; ANDRADE, S. D. Ensino-aprendizagem de Sistemas Lineares na licenciatura através da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Revista de Educação Matemática (REMat), São Paulo, v. 20, n. 01, 2023. 1-19.
PEREIRA, S. D.; KLAUS, V. L. C. D. A. Relato de uma experiência: contribuições freirianas para o estudo da matemática na classe especial. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 22, 1-19, 2024.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
QUIMUANGA, Z. C. A.; JOSÉ, S.; DOMÍNGUEZ, R. C. O ensino da Estatística baseado na resolução de problemas: Uma estratégia didática de trabalho com os alunos de uma Escola Primária em Angola. Revista Baiana de Educação Matemática, Juazeiro, v. 04, n. 01, p. 1-27, 2023.
QUIMUANGA, Z. C. A.; KUZULU, A. M. D.; MENDES, I. A. GeoGebra Software as a tool for the construction and projection of prisms parallel to the projection planes. III SEVEN INTERNATIONAL MULTIDISCIPLINARY CONGRESS, 2023.
RUFATO, S. A. C. Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.
SILVA, S. C. T. F. Atitude com a matemática em estudo antes do ensino fundamental e médio: subsídios para uma proposta de melhoria do ensino. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
SOTELO, J. C. D. V. Álgebra Lineal para estudiantes de ingeniería y ciencias. México: Mc Graw Hill, 2011.
SOUSA, D. I. D. et al. Manual de orientação para projetos de pesquisa. Novo Hamburgo: FESLSVC, 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 533 PDF downloads: 384
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.