Projeto e implementação de uma situação-problema para o ensino e aprendizagem de sistemas de equações diferenciais lineares com estudantes de engenharia
DOI:
10.37001/remat25269062v20id749Palavras-chave:
Sistemas de equações diferenciais lineares, Registros de representações semióticas, Engenharia DidáticaResumo
É abordada uma descrição das ações realizadas para o projeto de uma situação problema que envolve trabalhar com um modelo de mistura, que requer o uso de um sistema de equações diferenciais lineares. Ao mesmo tempo, são apresentados os resultados derivados de sua implementação com alunos dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Análises Químicas e Bromatológicas da Faculdade de Ciências Exatas, Químicas e Naturais dependentes da Universidade Nacional de Misiones. A análise da proposta foi realizada sob as diretrizes da teoria das representações semióticas de Duval. O referencial metodológico proporcionado pela Engenharia Didática, a partir do confronto da análise a priori e a posteriori da proposta, possibilitou obter reflexões e implicações para o ensino da disciplina. A partir do estudo das produções dos alunos, são analisadas as transformações semióticas postas em jogo para os diferentes registros semióticos abordados. Os resultados obtidos revelam que a conversão para o registro simbólico-algébrico do modelo matemático formal é a que prevalece, mesmo quando não é explicitamente solicitada na instrução. Além disso, diferentemente do que ocorreu com a implementação de proposta semelhante com alunos de outra carreira (teste piloto), desta vez não se observou prevalência de tratamento escalar em detrimento do vetorial. Por fim, questiona-se se os alunos conseguem contrastar as conclusões obtidas em um prontuário com as emitidas em outro prontuário, aspecto que funcionaria como instrumento de validação de suas produções. Neste trabalho, não há evidências suficientes para fornecer uma resposta a esse respeito.
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