Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: mapeamento de produções científicas
DOI:
10.37001/remat25269062v19id710Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Mapeamento, Ensino e Aprendizagem, Matemática, Anos FinaisResumo
O objetivo desta pesquisa é apresentar um mapeamento acerca das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada segue os pressupostos da pesquisa qualitativa, em específico o mapeamento que é organizado nas seguintes etapas: identificação das produções existentes, classificação e organização, e, por fim, análise. Na estratégia de busca, foram eleitas as fontes referenciadas no cenário científico-acadêmico: portal de periódicos e catálogo de teses e dissertações da CAPES, e as revistas Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) e Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT). Ao final, o processo de mapeamento resultou em cinco produções. Logo, ficou evidenciado que três trabalhos possuem foco nas metodologias ativas como ferramentas para o ensino dos conceitos e os demais como facilitadores da aprendizagem.
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