Impossibilidade de mapeamentos bijetivos entre saberes matemáticos indígenas e eurocêntricos

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v18id603

Palavras-chave:

Etnomatemática, Tradução, Indígena, Decolonialidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar a problemática da tradução de saberes matemáticos em contextos da educação escolar indígena, a partir de três aspectos: (i) diferentes línguas se baseiam em sistemas de referência distintos, (ii) as lógicas de distintos saberes matemáticos não são equivalentes e (iii) há uma impossibilidade de mapeamentos bijetivos entre conjuntos de saberes matemáticos indígenas e eurocêntricos. Nesse sentido, problematiza-se a ideia de tradução isomórfica associada ao bilinguismo prescrito como característica da educação escolar indígena no Brasil. O tema é explorado teoricamente e ilustrado com a análise de produções textuais de estudantes indígenas de um curso de licenciatura intercultural na Amazônia. Como resultado, mostra-se que a ideia de tradução total de saberes matemáticos eurocêntricos entre língua portuguesa e línguas indígenas, inerente a uma concepção colonialista de educação escolar para povos indígenas, precisa ser superada, com vistas à decolonialidade da educação escolar indígena.

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Biografia do Autor

Kécio Leite, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia.

Quesler Camargos, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

03-09-2021

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Como Citar

LEITE, Kécio; CAMARGOS, Quesler. Impossibilidade de mapeamentos bijetivos entre saberes matemáticos indígenas e eurocêntricos. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, n. Edição Especial, p. e021042, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id603. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/105. Acesso em: 29 abr. 2024.