A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais: povos originários, quilombolas e do campo

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id370

Palavras-chave:

Formação de professores que ensinam matemática, Práticas interculturais, Educação Matemática e relações étnico-raciais, Educação matemática antirracista, Povos originários, quilombolas e educação do campo

Resumo

Este texto apresenta uma síntese das discussões ocorridas no contexto do GD5: A Formação do Professor que Ensina Matemática na Perspectiva de Práticas Interculturais: Povos originários, Quilombolas e do Campo, durante o VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática, sediado pelo Campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo entre os dias 31/03/2023 e 01/04/2023. O GD teve como objetivo geral a promoção de discussões sobre a formação do professor que ensina matemática no contexto das relações étnico-raciais, interculturalidade, educação matemática antirracista e educação do campo. As discussões contemplaram, especialmente, elementos presentes nas práticas ensino, pesquisa e extensão que dialogam diretamente com os dispostos nas Leis 10.639/2003, 11.645/2008, e Decreto 7.352/2010, bem como o currículo escolar de matemática e suas relações com as especificidades das diferentes modalidades de ensino no que diz respeito à temática do GD. Os resultados das discussões apontam para o reconhecimento da importância da temática no contexto da formação de professores, sobretudo para potencializar práticas que colocam a aprendizagem da matemática como parte do processo de humanização que valoriza os contextos interculturais dos sujeitos envolvidos nos processos e para a superação de outras práticas que tendem a considerar a matemática como um fim em si mesma.

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Biografia do Autor

Wellington Pereira das Virgens Virgens, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Docente do Departamento de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus São Paulo. Professor credenciado do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – Encima do IFSP, São Paulo, SP, Brasil.

Maria do Carmo de Sousa, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Professora do Ensino Superior (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Júlio Cesar Augusto do Valle , Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Doutor da mesma universidade, São Paulo (SP), Brasil.

Referências

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Publicado

28-09-2023

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Como Citar

VIRGENS, Wellington Pereira das Virgens; SOUSA, Maria do Carmo de; VALLE , Júlio Cesar Augusto do. A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais: povos originários, quilombolas e do campo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023093, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id370. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/370. Acesso em: 27 abr. 2024.