(Des)construção curricular necessária: resistir, (re)existir, possibilidades insubordinadas criativamente

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id728

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores, Currículo, Profissionalização, Insubordinação Criativa

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar os impactos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação) e em seguida acenar com algumas formas de resistência no campo formativo. Na análise dos impactos são discutidas tensões no campo epistemológico, no campo curricular e no campo da profissionalização. Nessa análise foi possível observar que, no campo epistemológico, o professor é entendido como consumidor/implementador de conhecimentos produzidos por outros agentes educacionais. Há uma tentativa de padronizar os currículos dos cursos de formação de professores da Educação Básica, uma ênfase na pedagogia das competências, um rompimento da unidade teoria-prática e um fracionamento do conhecimento docente, ao romper com a ótica de organicidade entre a formação inicial e a formação continuada. No campo da profissionalização há uma responsabilização individual dos professores por sua formação e por seu desenvolvimento profissional. Como uma forma de resistir e (re)existir, defende-se uma (des)construção curricular, na perspectiva da insubordinação criativa, na busca de caminhos, brechas, atalhos, táticas, criativas e colaborativas que valorizem a profissionalização do professor e uma formação matemática em prol da justiça social.

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Biografia do Autor

Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Regina Célia Grando Grando, http://lattes.cnpq.br/6878232320203358

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

08-03-2022

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Como Citar

CYRINO, Marcia Cristina de Costa Trindade; GRANDO, Regina Célia Grando. (Des)construção curricular necessária: resistir, (re)existir, possibilidades insubordinadas criativamente. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022003, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id728. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/65. Acesso em: 27 abr. 2024.