Ensino-aprendizagem de Sistemas Lineares na licenciatura através da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id738

Palavras-chave:

Formação Inicial do Professor, Representações Múltiplas, Educação Algébrica

Resumo

Neste artigo objetiva-se apontar as contribuições da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática através da Exploração, Proposição e Resolução, aliada às Representações Múltiplas de Álgebra, no ensino de Sistemas Lineares na licenciatura. Optou-se pelo conteúdo de Sistemas Lineares dada a necessidade de uma investigação que abrangesse a educação básica e a superior, visto que a grande problemática percebida no ensino de Álgebra trata de um distanciamento nestes dois níveis. A pesquisa, caracterizada como pedagógica, foi desenvolvida em uma turma do 5º período de um curso de Licenciatura em Matemática por meio de uma Oficina teórico-prática com 10 encontros. Os dados apontam que as Representações Múltiplas e a transição entre elas, aliada à Exploração-Resolução-Proposição de Problemas, favorecem uma aprendizagem com mais compreensão e colaboram na construção de uma nova postura do licenciando frente ao ensino de Sistemas Lineares.

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Biografia do Autor

Fabíola da Cruz Martins, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM/UEPB). Professora de Matemática do Ensino Médio pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB).

Silvanio de Andrade, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor no departamento de Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Publicado

23-01-2023

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Como Citar

MARTINS, Fabíola da Cruz; ANDRADE, Silvanio de. Ensino-aprendizagem de Sistemas Lineares na licenciatura através da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023005, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id738. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/6. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos