Políticas públicas curriculares para a formação de professores que ensinam matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id369

Palavras-chave:

Matemática, Pedagogia, Formação inicial, Formação continuada, Políticas públicas curriculares

Resumo

Este artigo decorre das discussões realizadas o VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática, realizado em São Paulo em 31 março e 01 de abril de 2023, no Grupo de Discussão denominado Políticas Públicas Curriculares para a Formação de Professores que Ensinam Matemática.  Este grupo teve por objetivo promover reflexões sobre as políticas públicas curriculares para os cursos de Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Matemática e processos de formação continuada para professores que ensinam matemática na Educação Básica. As discussões contemplarão a estrutura e organização desses cursos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, examinando a carga horária de Matemática e/ou Educação Matemática, os estágios curriculares, o trabalho de conclusão de curso e, a diversidade de ações de formação continuada que tem ocorrido no contexto do estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celi Espasandin Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, São Paulo, Brasil.

Luciane de Fatima Bertini, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP, Brasil.

Suzete Souza Borelli, Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo/SP, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp006.pdf. Acesso em 15 ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/Conselho Nacional de Educação, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática, bacharelado e licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 05 mar. 2002, Seção 1, p. 15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.

GARCIA, Carlos Marcelo. Para um movimento educacional. Portugal: Porto Editora. 1999.

GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).

LOPES, Celi E.; NACARATO, Adair M. Education of teachers who teach mathematics in Brazil. In: THOMPSON, Denisse R.; SUURTAMM, Christine.; HUNTELEY, Mary Ann. (Eds.). International Perspectives on Mathematics Teacher Education. Charlotte: INFORMATION AGE PUBLISHING, 2021, v.1, p. 143-166.

MOREIRA, Plínio C.; FERREIRA, Ana Cristina. O Lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), 27, 2013. p. 10-30.

MOREIRA, Plínio C.; DAVID, M. Manuela. M. S. O saber matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, 28, 2005. p.50-61.

SANTOS, João Ricardo. V.; LINS, Romulo. C. Formação Matemática do professor nas disciplinas de conteúdo matemático em curso de licenciatura em Matemática. Anais... XII EBRAPEM - Educação Matemática: possibilidades de interlocução, UNESP: Rio Claro, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/272-1-A-GT1_Viola%20dos%20Santos_ta.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

SILVA, Katia A. C. P. da; CRUZ, Shirleide P. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 227–247, 2018. DOI: 10.14295/momento. v27i2.8062. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 16 ago. 2023.

VALENTE, Wagner R.; BERTINI, Luciane F. (Orgs.). A matemática do ensino: por uma história do saber profissional – 1870-1960. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo. Coleção Educação & Saúde, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63803?show=full. Acesso em: 18 ago. 2023.

Downloads

Publicado

28-09-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 230     pdf downloads: 171

Como Citar

LOPES, Celi Espasandin; BERTINI, Luciane de Fatima; BORELLI, Suzete Souza. Políticas públicas curriculares para a formação de professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023092, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id369. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/369. Acesso em: 27 abr. 2024.