Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id363

Palavras-chave:

Licenciatura em Pedagogia, Abordagem teórico-metodológica para o ensino de Matemática, Formação do professor que ensina Matemática

Resumo

Este texto refere-se às discussões ocorridas no âmbito do GD1 "Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia", durante o VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática, que ocorreu de modo presencial, nos dias 31/03/2023 e 01/04/2023, nas dependências do Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo. Contextualiza-se, inicialmente, a formação do professor no curso de Pedagogia; na sequência, é apresentada a organização da roda de discussão, com a descrição do perfil dos presentes e uma síntese das reflexões trazidas pelas debatedoras, bem como as questões que foram debatidas pelos participantes; ao final, são apontadas algumas proposições e encaminhamentos para se pensar a formação inicial de professores que ensinam matemática na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Defende-se a necessidade de um olhar mais atento à formação desse profissional no que diz respeito à carga horária a ela destinada no curso, bem como as questões teórico-metodológicas que são abordadas durante a graduação, com vistas à atuação profissional.

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Biografia do Autor

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e do Curso de Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco – USF

Doutora em Educação pela FE/Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e do Curso de Pedagogia da Universidade São Francisco (USF), Itatiba, SP, Brasil.   

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP

Doutora em Educação - Ensino de Ciências e Matemática -FE/USP. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Unifesp.

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Publicado

28-09-2023

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Como Citar

MARTINS, Priscila Bernardo; NACARATO, Adair Mendes; MORETTI, Vanessa Dias. Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023089, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id363. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/363. Acesso em: 27 abr. 2024.