Perspectivas e encaminhamentos do VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id373

Palavras-chave:

Políticas públicas, Ensino de matemática, Formação de professores, Curso de Pedagogia, Licenciatura em Matemática

Resumo

O VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes em São Paulo, com o propósito de abordar questões relacionadas à formação de professores que ensinam matemática. O evento teve como objetivo fomentar o diálogo e a colaboração entre os participantes, com especial atenção às necessidades atuais que permeiam a capacitação desses educadores. Adicionalmente, as conclusões e insights obtidos durante o fórum foram compartilhados com o Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática, ampliando o alcance das reflexões e propostas. O tema central do encontro foi "Desafios da Formação do Professor que Ensina Matemática em Tempos de Reconstrução", e a partir desse tema foram ministradas palestras, conduzidos grupos de discussão e promovidos debates. Em particular, foram propostos cinco Grupos de Discussão, com o objetivo comum de envolver ativamente os participantes, resultando em debates e reflexões sobre tópicos como a inclusão da Educação Matemática nos programas de formação de professores de Pedagogia, a especificidade dos conhecimentos necessários para o ensino de matemática na formação de professores, o perfil profissional e acadêmico dos formadores de professores, políticas públicas curriculares e a formação sob uma perspectiva de práticas interculturais. As sínteses dessas discussões revelaram diversos desafios enfrentados na formação de professores que ensinam matemática, incluindo a necessidade de reavaliar a carga horária dedicada ao conhecimento específico em matemática durante a graduação em Pedagogia, preocupações com a integração de atividades de extensão e o uso de ensino a distância nos cursos de Pedagogia. Entre as recomendações do fórum, destaca-se a ampliação do envolvimento da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) nas discussões sobre a formação de professores, a mobilização de formadores e professores para participarem dos fóruns regionais e nacional, a necessidade de desenvolver pesquisas e ações para a formação de formadores de professores e o estímulo à formação contínua de professores no ambiente da escola da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogério Marques Ribeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP-GRU

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor na Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, SP, Brasil.

Armando Traldi Júnior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP-SPO

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Uinversidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor titular do departamento de matemática do IFSP e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, SP, Brasil. Membro da Comissão Técnico-científica da Educação Básica (CTC- Educação Básica – Capes).

Valéria Ostete Jannis Luchetta, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP-SPO

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Professora EBTT, diretora do Departamento de Ciências e Matemática (DCM) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, SP, Brasil.

Referências

DE PAULA, E. F.; PAZUCH, V.; MAZZI, L. C. Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023090, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/366. Acesso em: 28 set. 2023.

LOPES, C. E.; BERTINI, L. de F.; BORELLI, S. S. Políticas públicas curriculares para a formação de professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023092, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/369. Acesso em: 28 set. 2023.

MARTINS, P. B.; NACARATO, A. M.; MORETTI, V. D. Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023089, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/363. Acesso em: 28 set. 2023.

PASSOS, C. L. B.; LEANDRO, E. G. Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores que atuam nas Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023091, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/367. Acesso em: 28 set. 2023.

VALENTE, W. R. A matemática do ensino e os documentos curriculares: história da produção de novos saberes. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023094, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/372. Acesso em: 28 set. 2023.

VIRGENS, W. P. das V.; SOUSA, M. do C. de; VALLE , J. C. A. do. A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais: povos originários, quilombolas e do campo. Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023093, 2023. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/370. Acesso em: 28 set. 2023.

Downloads

Publicado

28-09-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 198     pdf downloads: 241

Como Citar

RIBEIRO, Rogério Marques; TRALDI JÚNIOR, Armando; LUCHETTA, Valéria Ostete Jannis. Perspectivas e encaminhamentos do VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. Edição Especial:, p. e023095, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id373. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/373. Acesso em: 27 abr. 2024.