Gramática e tradução de textos matemáticos: reflexões para a Educação Matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id782

Palavras-chave:

Gramática, Tradução, Matemática, Wittgenstein

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo apresentar reflexões e discussões acerca da linguagem no ensino de matemática. Em primeira instância, considera-se a importância da gramática da matemática, isto é, de suas regras, enquanto condição de sentido para suas proposições. Outro ponto dessas reflexões, recai sobre a tradução de textos matemáticos, na perspectiva dos jogos de linguagem e suas aplicações na educação. De antemão, sobressai-se o fato de que certas dificuldades no aprendizado da matemática advêm da má compreensão da gramática de sua linguagem. Nesse sentido, o referencial adotado, consiste em apontamentos epistemológicos e de ilações filosóficas, sem o intuito de apresentar um viés metodológico e sim uma perspectiva terapêutica wittgensteiniana, acerca dos usos significativos de conceitos matemáticos na educação, como condição de possibilidade para o ensino e aprendizagem da matemática. Por fim, apresentamos reflexões sobre a tradução em situações de ensino aprendizado da matemática e sobre a possibilidade de compreender tal disciplina sem o domínio de sua gramática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), atuando na Faculdade de Educação do Campo no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), atuando na Faculdade de Matemática e no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da UFPA, Belém, Pará, Brasil.

Luciano Augusto da Silva Melo, Secretaria de Educação do Estado do Pará – SEDUC/PA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Pará.

Referências

AUSTIN, J. L.; HOWSON, A. G. Language and mathematical education. Educational Studies in Mathematics, U.S.A, 1979, p. 161-197.

BARATA, R. C.; SILVA, P. V. Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática. REMATEC, v. 14, n. 31, p. 136-153, 2019.

BOUVERESSE, J. La force de la règle: Wittgenstein et l’invetion de la necessité. Paris: Les Éditions de Minuit, 1987.

CASTAÑEDA, F. Arbitrariedade y posbilidad de alteracion del enguajes em Witigenstein. Ideas y valores, n. 118, Bogotá, 2002.

CORACINI, M. J. Entre adquirir e aprender uma língua: subjetividade e polifonia. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso, v. 9, n. 2, 2014

CUNHA, S.; VELASCO, J. Introdução à Gramática da Linguagem Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2019.

D’AMORE, B. Elementos de didática da Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.

DIEUDONNÉ, J. A. Deveríamos ensinar Matemática Moderna? 1973. In: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173699

DUVAL, R. Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Annales de Didactiques et de Sciences Cognitives, Paris, v. 5, p. 37-65,1993.

FELICETTI, G. L.; GIRAFFA, L. M. M. Intervenientes na aprendizagem Matemática. XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil, 2011

GADAMER, H-G. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica

filosófica. Trad. Flávio Paulo Meurer. 3 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.

GALELLI, R. D. A matemática pelo olhar da tradução. 121f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução). Universidade Federal de Santa Catarina. 2012.

GONÇALVES. C. H. B. Tabletes matemáticos cuneiformes e a questão da materialidade.In: 12° Seminários Nacional de Ciência e da História da Tecnologia. Anais do 12º SBHC, Salvador, 2010.

GONÇALVES. C. H. B. Observações sobre a tradução de textos matemáticos cuneiformes.

Rio Claro: Bolema, 2011. v. 24 n. 38. p. 1-15.

GOTTSCHALK, C. M. C. A Natureza do Conhecimento Matemático sob a Perspectiva de Wittgenstein: algumas implicações educacionais. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP), v. 14, p. 305-334, 2004.

GRANGER, G-G. Filosofia, linguagem, ciência. Trad. Ivo Storniolo e José L.

Cazarotto. São Paulo: Ideias e letras, 2013.

GRANGER, G-G. Filosofia do estilo. São Paulo: Perspectiva, EDUSP, 1974.

MACHADO, N. J. A impregnação matemática – língua materna. In: Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 1998.

MELO, L. A. S. Tradução interna e jogos de imagens na matemática. 2018. 208f. Tese. (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Federal do Pará. Pará, 2018.

MORENO. A. R. Introdução à uma pragmática filosófica. São Paulo: Ed. Unicamp, 2005.

MORENO. A. R. Por uma epistemologia do uso – um aspecto do conceito

wittgensteiniano de uso: construção do signo e constituição do sentido. In: MORENO. A. R. (Org.). Wittgenstein e seus aspectos. São Paulo: Ed. Unicamp, 2015.

MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

OLIVEIRA, P. S. X. Implicações do Pensamento de Wittgenstein para o Ensino de Línguas. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP), v. 14, p. 335-363, 2004.

OLIVEIRA, P. S. X. Gramática wittgensteiniana como alternativa à polarização fidelidade vs. Différance nos estudos da tradução. Cadernos de tradução, Florianópolis: v. 1, n. 15, p. 9-34, 2005.

OTTE, M. F.; BARROS, L. G. X. Matemática e Linguagem. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 3, p. 1, 2015.

PIMM, D. ¿Constituyen las matemáticas un lenguaje? In: El lenguaje matemático em el aula. Madrid: Ediciones Morata, 2002.

RORTY, R. El giro linguistico. Madri: Paidos, 1990.

SCHLIEMANN A., CARRAHER D. e BRIZUELA B. El carácter algebraico de la aritmética: de las ideas de los niños a las atividades em el aula. Traducido por Rolf Biekofsky. 1ª Ed. Buenos Aires, Paidós, 2011.

SILVA, P. V. O aprendizado de regras matemáticas: uma pesquisa de inspiração wittgensteiniana com crianças da 4ª série no estudo da divisão. Belém: UFPA, 2011. Dissertação (mestrado em Educação Matemática).

SILVA, M. V. As dificuldades de aprendizagem da Matemática e sua relação com a matefobia. Princesa Isabel-PB: UEPB, 2014. Monografia de especialização (Especialização em Fundamentos da Educação).

SILVEIRA, M. R. A. Compreensão da matemática no uso de símbolos e da gramática. Rev. Guillermo de Ockham, Cali-Colômbia, vol. 15, n.1, p. 1-16, 2017.

SILVEIRA, M. R. A. Tradução de textos matemáticos em língua natural em situações de ensino e aprendizagem. São Paulo: Educação Matemática Pesquisa, v. 16, n. 1, p. 47-73, 2014.

SILVEIRA, M. R. A. Gramática da Matemática e seus usos. Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), Brasil, v. 4, e202020, p. 1-16, 2020.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (org). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TEIXEIRA JR, V. P. A Terapia de Wittgenstein e o ensino de álgebra. 356 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

WITTGENSTEIN, L. Fichas (Zettel). Lisboa: Edições 70, 1989.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas (IF). Tradução de José Carlos Bruni. São Paulo: Nova cultural, 1999.

Downloads

Publicado

01-01-2023

Métricas


Visualizações do artigo: 254     PDF downloads: 191

Como Citar

TEIXEIRA JUNIOR, Valdomiro Pinheiro; SILVA, Paulo Vilhena da; SILVA MELO, Luciano Augusto da. Gramática e tradução de textos matemáticos: reflexões para a Educação Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023077, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id782. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/21. Acesso em: 27 abr. 2024.