Fenômeno de congruência e não congruência sobre a Função Exponencial no Caderno do Professor do estado de São Paulo

Autores

  • Patrícia Costa Ginez patiginez@gmail.com
    Secretaria de Educação do estado de São Paulo
  • Rogério Fernando Pires rfpires25@hotmail.com
    Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

10.37001/remat25269062v18id487

Palavras-chave:

Função exponencial, Fenômeno de congruência e não congruência, Registro de representação semiótica

Resumo

O presente artigo é o resultado de um estudo cujo objetivo foi analisar como são propostas a mobilização e a coordenação de diferentes registros de representação semiótica da função exponencial no material de apoio do Currículo do Estado de São Paulo, o Caderno do Professor. Os pressupostos teóricos fundamentaram-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, que discute a importância das variadas representações semióticas na aprendizagem matemática. As informações para a análise foram dispostas em quadros ressaltando os registros de representação de partida e os registros de representação de chegada para o estudo das transformações de acordo com a teoria de Raymond Duval. O desenvolvimento dessa pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica apontou a mobilização, a manipulação e a coordenação de representações semióticas da função exponencial encontradas no referido material didático, que possibilitaram a compreensão do objeto matemático, por meio de distintas representações, oportunizando ao professor situações de que viabilizam a aprendizagem de seus alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Costa Ginez, Secretaria de Educação do estado de São Paulo

Mestre Profissional em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal de São Carlos em Educação Matemática. Professora de Matemática na rede estadual de ensino de São Paulo

Rogério Fernando Pires, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Instituto de Ciências Extas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal de São Carlos

Referências

BOSCHESI, Fabio Henrique Lepri. Práticas pedagógicas com uso das TIC declaradas por professores de Matemática do Ensino Médio no contexto do novo currículo do Estado de São Paulo. 2016. 159 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnologia. PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEMTEC, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf> Acesso em: 02 jun. 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 ago. 2019.

CASSIARI, Edna Ribeiro. Potencialidades e fragilidades na implementação do “Caderno do Professor” e “Caderno do aluno” da Rede Estadual de São Paulo. 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais (Sémiosis et Pensée Humaine: Registres Sémiotiques et Apprentissages Intellectuels). Tradução Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009. Fascículo I.

DUVAL, Raymond. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. Tradução Méricles Thadeu Moretti. Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT), Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 96-112, 2011a.

DUVAL, Raymond. Ver e ensinar matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar os registros de representação semiótica. Organização Tânia M. M. Campos. Tradução Marlene Alves Dias. São Paulo: Proem, 2011b.

DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Trad. MORETTI, Méricles Thadeu. Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT), Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GINEZ, Patrícia Costa. Fenômeno de congruência e não congruência sobre a função exponencial em materiais didáticos. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020.

RAMPINI, Elisabete Aparecida. Currículo e identidades docentes: o caso da proposta curricular da secretaria da educação do estado de São Paulo. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Material de apoio ao Currículo do Estado de São Paulo – Caderno do Professor: 1.ª série do Ensino Médio, Matemática. São Paulo: SEE, 2014-2017. v. 2.

Publicado

01-01-2021

Métricas


Visualizações do artigo: 47     PDF downloads: 14 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 14

Como Citar

GINEZ, Patrícia Costa; FERNANDO PIRES, Rogério. Fenômeno de congruência e não congruência sobre a Função Exponencial no Caderno do Professor do estado de São Paulo. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. eo21022, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v18id487. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/124. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos