Kit de frações no quadriculado como recurso didático para o ensino de frações

Autores

  • Gesiel Alisson Martinho gesielalisson@yahoo.com.br
    Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais
  • Diogo Alves de Faria Reis diogofaria.ufmg@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

10.37001/remat25269062v17id426

Palavras-chave:

Frações equivalentes, Comparação de frações, Material didático manipulável, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo explanar algumas concepções sobre o ensino e a aprendizagem de frações, a utilização de materiais manipuláveis para o ensino de frações e apresentar o resultado da tarefa “Manipulação do kit de frações no quadriculado”. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em uma escola estadual de Belo Horizonte com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II. Ao final da pesquisa, foi possível constatar que o material manipulável utilizado ajudou a maioria dos estudantes a compreender o processo de equivalência de frações e relacionar esse processo com as operações de adição e subtração. Podemos indicar, com base na pesquisa, a importância de se valorizar o conceito de equivalência de frações para a compreensão dessas operações.

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Biografia do Autor

Gesiel Alisson Martinho, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação e Docência - linha de pesquisa Educação Matemática - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2017). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Newton Paiva (2017) e Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2012). Atualmente professor da Educação Básica de Ensino - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Experiência com Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Contato: gesielalisson@yahoo.com.br

Diogo Alves de Faria Reis, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

01-01-2021

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Como Citar

MARTINHO, Gesiel Alisson; REIS, Diogo Alves de Faria. Kit de frações no quadriculado como recurso didático para o ensino de frações . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021004, 2021. DOI: 10.37001/remat25269062v17id426. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/139. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática, diversas possibilidades