Uma possibilidade de uma educação (meta)matemática trabalhando com o teorema da incompletude de Gödel

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id788

Palavras-chave:

Teorema da Incompletude de Gödel, Forma/ação de Professores, Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é expor compreensões e possibilidades de trabalhar com professores em forma/ação durante o curso de graduação em licenciatura em Matemática, enlaçando-os em discussões que foquem temas importantes da Matemática, da Educação Escolar, da complexidade da Educação e da Educação Matemática.  Assumimos que a abordagem de questões filosóficas pertinentes à Matemática e à conduta dos professores de Matemática são vitais para a forma/ação dos estudantes de cursos de licenciatura em Matemática. Afirmamos que é preciso que os estudantes se deem conta do que falam, quando falam de Matemática e de produtos matemáticos, bem como possam compreender o que significa transpor o conhecimento matemático, com seus valores de certeza e de exatidão, implícitos à produção desse conhecimento, para outras realidades não matemáticas, como as econômicas, políticas e sociais.  Para explicitar nossas argumentações tomamos como material a ser entendido e questionado o teorema da incompletude de Gödel, focando-o como um exemplo de realizar a possibilidade de uma educação metamatemática, em cursos de forma/ação de professores de Matemática, focando as perguntas acima mencionadas.

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Biografia do Autor

Rosemeire de Fatima Batistela, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro/SP (UNESP - Rio Claro), 2017. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Exatas, Área de Educação Matemática. Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro/SP – UNESP - Rio Claro

Professora Titular de Filosofia da Educação Matemática. Livre docente em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara (UNESP -Araraquara), 1978. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP - Rio Claro. Rio Claro, São Paulo, Brasil.

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

BATISTELA, Rosemeire de Fatima; VIGGIANI BICUDO, Maria Aparecida. Uma possibilidade de uma educação (meta)matemática trabalhando com o teorema da incompletude de Gödel. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023070, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id788. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/14. Acesso em: 27 abr. 2024.