Programa de Matemática dos cursos industriais básicos da Escola Técnica Nacional (1942-1965)

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id362

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Escola Técnica Nacional, Programa de Matemática

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o programa de Matemática dos cursos industriais básicos de 1946 da Escola Técnica Nacional (ETN). Baseou-se na pesquisa histórica, fundamentado nas ideias de Chervel (1990), Viñao (2008) e Goodson (1997) em relação à história das disciplinas escolares. Como fonte, utilizou-se um programa encontrado no relatório de 1946 da institui. Também foram utilizados outros documentos para realizar a análise. O programa proposto tem apresentação de conteúdos em forma simples e objetiva. Ao confrontarmos o programa da ETN com o programa do curso ginasial, verificamos que havia semelhanças entre eles. Sob a perspectiva dos conteúdos fixados e do ensino praticado, também observamos que havia uma harmonia entre esses itens. Dessa forma, concluímos que tal programa era parecido com o programa do ginásio.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Castor Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Professor do Departamento de Educação Matemática da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Endereço para correspondência: Rua General Manoel Rabelo, s/n°- Vila São Luis – Duque de Caxias- RJ – CEP: 25065-050. E-

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

CASTOR MACIEL, Paulo Roberto. Programa de Matemática dos cursos industriais básicos da Escola Técnica Nacional (1942-1965). Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020033, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id362. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/155. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos