Intervenção pedagógica sob a ótica do letramento estatístico: uma proposta por intermédio de pesquisas

Autores

  • Anderson Rodrigo Oliveira da Silva ander.rodrigoscl@gmail.com
    IFPE - Campus Pesqueira
  • Bruno Lopes Oliveira da Silva bruno.lopes@pesqueira.ifpe.edu.br
    IFPE Campus Pesqueira
  • Fernando Emílio Leite de ALmeida fernandoemilioleite@yahoo.com
    IFPE - Campus Pesqueira

DOI:

10.37001/remat25269062v17id397

Palavras-chave:

estatística, letramento estatístico, educação estatística, ensino médio

Resumo

Na atualidade, a estatística é uma das principais ciências utilizadas para descrever fenômenos da realidade e todo cidadão deve estar preparado para tal. Este trabalho versa sobre a aplicação de um instrumento de verificação de letramento estatístico em uma turma de ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel, em Pesqueira-PE. Objetivou-se com esta pesquisa investigar de que maneira os estudantes desenvolveriam suas habilidades de interpretação ao envolverem-se com atividades de letramento. A atividade ocorreu em três etapas: na primeira, coletamos dados por meio de um pré-teste para mensurar o que os estudantes já conheciam acerca de estatística; na segunda, uma intervenção pedagógica; e, por último, um pós-teste para comparar os resultados e verificar como os estudantes reagiram à atividade. Realizou-se uma pesquisa de campo, com a intervenção voltada ao trabalho com a estatística aplicada em diversos contextos próximos dos estudantes. Os resultados mostraram uma melhora significativa em comparação do pré-teste com o pós-teste, assim, demonstrando a eficácia do trabalho com atividades de letramento no ensino da estatística e probabilidade.

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Biografia do Autor

Anderson Rodrigo Oliveira da Silva, IFPE - Campus Pesqueira

Graduando em Licenciatura em Matemática.

Bruno Lopes Oliveira da Silva, IFPE Campus Pesqueira

Especialista em Matemática no IEPE. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPE – Campus Pesqueira. Endereço para correspondência: BR 232 – Km 214 – Loteamento Redençao - Prado, Pesqueira - PE, 55200-000E-mail: bruno.lopes@pesqueira.ifpe.edu.br

Fernando Emílio Leite de ALmeida, IFPE - Campus Pesqueira

Doutor(a) em Educação Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – CAA e Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Pesqueira. Endereço para correspondência: BR 232 – Km 214 – Loteamento Redençao - Prado, Pesqueira - PE, 55200-000. E-mail: fernandoemilioleite@yahoo.com.

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, Anderson Rodrigo; OLIVEIRA DA SILVA, Bruno Lopes; LEITE DE ALMEIDA, Fernando Emílio. Intervenção pedagógica sob a ótica do letramento estatístico: uma proposta por intermédio de pesquisas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020043, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id397. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/164. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos