As emergências das matemáticas e a decolonização do pensamento científico do lado de cá

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id787

Palavras-chave:

Etnomatemática, Espaços Socioeducativos, Saberes Locais, Realidades Etnográficas

Resumo

Esse texto organiza algumas reflexões, com as quais temos nos empenhado, em resposta a questões que nos interpelam, desde que iniciamos nossa atuação acadêmica, no universo dos conhecimentos de povos culturalmente distintos. Mais especificamente, no universo dos conhecimentos de povos indígenas. Nos debruçamos sobre a questão: Se defendemos que os indígenas devem produzir, praticar e teorizar seus conhecimentos a partir de narrativas próprias, condizentes com sua visão de mundo e seu modelo de pensamento, e que, nossa principal e primeira função como educadores é propiciar as condições para a existência de espaços comunicativos transculturalmente compartilhados, por que razão continuamos a nos submeter, de maneira acrítica, aos cânones acadêmico científicos do norte, reproduzindo em nossas Universidades e Programas a visão de verdade científica, condicionada ao método, ao modelo e às línguas difundidas e impostas pelos colonizadores? Nossa tentativa foi de produzir um texto que organizasse alguns pressupostos, os quais, acreditamos, argumentam na construção de um campo discursivo em favor da existência das múltiplas matemáticas e, ao caracterizá-las em alguns dos diferentes cenários dos quais emergem, avançarmos um pouco mais a conversa sobre o Programa Etnomatemática e a necessidade da descentralização do pensamento científico global.

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Biografia do Autor

João Severino Filho, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutor pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Professor do Curso de Matemática e dos Programas de Pós-Graduação PPGECM e PPGECII, da UNEMAT. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: EmF - Educação em Fronteiras e líder do Grupo WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Adailton Alves da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutor pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho Professor do Curso de Matemática e dos Programas de Pós-Graduação PPGECM e PPGECII, da UNEMAT. Membro do Grupo WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática, Barra do Bugres, MT, Brasil.

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Publicado

01-01-2023

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Como Citar

FILHO, João Severino; SILVA, Adailton Alves da. As emergências das matemáticas e a decolonização do pensamento científico do lado de cá. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, p. e023073, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id787. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/17. Acesso em: 27 abr. 2024.