Avaliação de uma experiência de ensino sobre desvio padrão por meio da idoneidade didática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id449

Palavras-chave:

Medidas de dispersão, Desvio padrão, Ensino Médio, Idoneidade didática

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de instrução do desvio padrão, para o qual utilizamos como referencial teórico o Enfoque Ontosemiótico, especificamente algumas das facetas da idoneidade didática, propostas por Juan Godino e colaboradores. Os participantes foram 30 estudantes chilenos do Ensino Médio (16 a 17 anos), para os quais foi proposta uma situação-problema que promoveu o surgimento do objeto desvio padrão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual é realizada uma análise de conteúdo das produções dos estudantes para responder ao objetivo proposto. As respostas mostraram um conhecimento limitado dos conceitos estatísticos, o que torna difícil a argumentação aliada à uma resolução correta da tarefa. As produções revelam a complexidade envolvida na apropriação do conceito de desvio padrão. Conclui-se que a idoneidade didática é um poderoso instrumento que permite uma análise profunda das práticas do professor de matemática em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jocelyn D. Pallauta, Universidad de Granada

Doctoranda en Ciencias de la Educación, de la línea Didáctica de la Estadística y la Probabilidad, Universidad de Granada. E-mail: jocelyndiaz@correo.ugr.es

Daniela Bonilla Barraza, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Magíster en Didáctica de la Matemática, Profesora de Matemáticas de Enseñanza Media Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. E-mail: daniela.bonilla@pucv.cl

Clarissa Coragem Ballejo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Professora da Educação Básica.

Referências

BAKKER, A.; GRAVEMEIJER, K. Learning to reason about distribution. In: BEN-ZVI, D.; GARFIELD, J. (eds.). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking. Países Bajos: Springer, 2004, p. 147–168.

BARDIN, L. Análisis de contenido. Madrid: Akal Ediciones, 1996.

BATANERO, C. Didáctica de la Estadística. Granada: Universidad de Granada, 2001.

BATANERO, C.; GONZALEZ-RUIZ, I.; LOPEZ-MARTIN, M. M.; CONTRERAS, J. M. La dispersión como elemento estructurador del currículo de estadística y probabilidad. Epsilon: Revista de la Sociedad Andaluza de Educación Matemática "Thales". V. 32, n. 2, p. 7–20. 2015a.

BATANERO, C.; LÓPEZ-MARTÍN, M.; GONZÁLEZ-RUIZ, I.; DÍAZ-LEVICOY, D. Las medidas de dispersión en el estudio de la inferencia estadística. In: XIX Jornadas Nacionales de Educación Matemática, 19, 2015b, Villarrica. Anais […]. Villarrica: Sociedad Chilena de Educación Matemática, 2015b, p. 312-316.

BATANERO, C.; DÍAZ, C.; CONTRERAS, J. M.; ROA, R. El sentido estadístico y su desarrollo. Números: Revista de didáctica de las Matemáticas, v. 83, p. 7-18, 2013.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

COBB, G. W; MOORE, D. S. Mathematics, statistics, and teaching. The American Mathematical Monthly, v. 104, n. 9, p. 801-823, 1997.

ESTEPA, A.; PINO, J. D. Elementos de interés en la investigación didáctica y enseñanza de la dispersión estadística. Números: Revista de Didáctica de las Matemáticas, n. 83, p. 43-63, 2013.

FONT, V.; GODINO, J. D. La noción de configuración epistémica como herramienta de análisis de textos matemáticos: su uso en la formación de profesores. Educação Matemática Pesquisa, v. 8, n. 1, p. 67-98, 2006.

FONT, V.; PLANAS, N.; GODINO, J. D. Modelo para el análisis didáctico en educación matemática. Infancia y aprendizaje, v. 33, n. 1, p. 89-105, 2010.

FONT, V.; GODINO, J. D.; GALLARDO, J. The emergence of objects from mathematical practices. Educational Studies in Mathematics, v. 82, n. 1, p. 97-124, 2013.

GAL, I. Adults' statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International statistical review, v. 70, n. 1, p. 1-25, 2002.

GAL, I. Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In: Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 3, Granada, Anais […]. Granada, 2019. Disponible en: www.ugr.es/local/fqm126/civeest.html.

GARFIELD, J.; BEN-ZVI, D. Developing students’ statistical reasoning: Connecting research and teaching practice. New York: Springer, 2008.

GHIGLIONE, R.; MATALÓN, B. Las encuestas sociológicas. México: Trillas, 1989.

GODINO, J. D. Un enfoque ontológico y semiótico de la cognición matemática. Recherches en Didactiques des Mathematiques, v. 22, n. 2-3, p. 237-284, 2002.

GODINO, J. D. Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, v. 8, n. 11, p. 111-132, 2013.

GODINO, J. D.; BATANERO, C.; FONT, V. The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, v. 39, n. 1-2, p. 127-135, 2007.

GODINO, J. D.; BATANERO, C.; FONT, V. The onto-semiotic approach: Implications for the prescriptive character of didactics. For the Learning of Mathematics, v. 39, n. 1, p. 38-43, 2019.

GODINO, J. D.; CONTRERAS, A.; FONT, V. Análisis de procesos de instrucción basado en el enfoque ontológicosemiótico de la cognición matemática. Recherches en Didactiques des Mathematiques, v. 26, n. 1, p. 39-88, 2006.

HART, A. E. The non-standard deviation. Teaching Statistics, v. 5, n. 1, p. 16-20, 1983.

HART, A. E. How should we teach the standard deviation? Teaching Statistics, v. 6, n. 1, p. 24-27, 1984.

HERNÁNDEZ, R.; FERNÁNDEZ, C.; BAPTISTA, P. Metodología de la investigación (6ª ed.). México: Mcgraw-Hill, 2014.

LEHRER, R.; ENGLISH, L. Introducing children to modeling variability. In: BEN-ZVI, D.; MAKAR, K.; GARFIELD, J. (eds.). International handbook of research in statistics education. Cham: Springer, 2018, p. 229-260.

LOOSEN, F.; LIOEN, M.; LACANTE, M. The standard deviation: some drawbacks of an intuitive approach. Teaching Statistics, v. 7, n. 1, p. 2-5, 1985.

MAKAR, K.; CONFREY, J. Variation talk: Articulating meaning in statistics. Statistics Education Research Journal, v. 4, n. 1, p. 27-54, 2005.

MINEDUC. Bases curriculares 3º y 4° medio. Santiago: Ministerio de Educación, 2019.

MOORE, D. S. Uncertainty. In: STEEN, L. A. (ed.). On the shoulders of giants: New approaches to numeracy, 1990, p. 95–137.

NCTM. Principles to actions: Ensuring mathematical success for all. Reston, Virginia: National Council of Teachers of Mathematics, 2014.

ORTA, J.A.; SÁNCHEZ, E. Interpretación de la dispersión de datos en contexto de riesgo por estudiantes de secundaria. In: BERCIANO, A.; GUTIÉRREZ, G.; ESTEPA, A.; CLIMENT, N. (eds.). Investigación en Educación Matemática, XVII Simposio SEIEM. Anais [...]. Bilbao: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, 2013, p. 421-430. Disponible en: http://funes.uniandes.edu.co/12058/1/Orta2014Interpretacion.pdf.

ORTEGA, J. M.; ESTEPA, A. C. Meaning of the dispersion and its measures in secondary education. In: The International Conference on Teaching Statistics – ICOTS 7. Anais […]. Salvador, 2006. Disponible en: http://iase-web.org/documents/papers/icots7/2B2_ORTE.pdf?1402524964.

PALLAUTA, J.D.; BONILLA, D.; OLIVARES, D. La desviación media: estrategias empleadas por estudiantes de secundaria en una situación didáctica. Épsilon, n. 102, p. 7-23, 2019.

SÁNCHEZ, E. S. Elementos de estadística y su didáctica a nivel bachillerato. México: Secretaría de Educación Pública, Subsecretaría de Educación Media Superior, 2013.

SHAUGHNESSY, J. M. Research on students’ understanding of some big concepts in statistics. In: BURRIL. G. (ed.). Thinking and reasoning with data and chance. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2006, p. 77–98.

YAREMKO, R. M.; HARARI, H.; HARRISON, R. C.; LYNN, E. Handbook of research and quantitative methods in psychology: For students and professionals. Hilldale, NJ: Erlbaum, 2013.

WILD, C.; PFANNKUCH, M. Statistical thinking in empirical enquiry. International Statistical Review, v. 67, n. 3, p. 223-248, 1999.

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 54     PDF (Español (España)) downloads: 28

Como Citar

PALLAUTA, Jocelyn D.; BARRAZA, Daniela Bonilla; BALLEJO, Clarissa Coragem. Avaliação de uma experiência de ensino sobre desvio padrão por meio da idoneidade didática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020050, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id449. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/171. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos