Uso do Sistema Gapminder como suporte ao ensino da Análise de Correlação Linear para o Ensino Superior

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id351

Palavras-chave:

Estatística, Correlação, Gapminder

Resumo

A associação entre banco de dados e sistemas de visualização podem apresentar diversas vantagens para o ensino e aprendizagem de diversas técnicas estatísticas. Este estudo teve como objetivo explorar as potencialidades do sistema Gapminder como suporte ao ensino da Análise de Correlação Linear Simples para alunos de dois cursos superiores, Ciências Biológicas e Engenharia Biotecnológica. A investigação foi desenvolvida utilizando métodos quali-quantitativos a partir de um questionário como instrumento de coleta de dados. Após a análise do desempenho dos estudantes foi possível verificar que os resultados são positivos pois apresentam notas médias próximas de oito em uma escala de zero a dez pontos e baixa variabilidade, o que confere as duas turmas um bom desempenho nas avaliações propostas.  Pelos resultados obtidos foi possível verificar que o sistema Gapminder pode auxiliar na construção e consolidação de conceitos introdutórios ligados aos estudos da relação linear entre duas variáveis quantitativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Frei, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutor em Saúde Pública pela USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras – Assis. Endereço para correspondência: Av. Dom Antônio, 2100, Assis – SP – CEP 19806-900. E-mail: fernando.frei@unesp.br.

Referências

CAMPOS, S. G. V. B.; WODEWOTZKI, M. L. L. Educação Estatística e Desenvolvimento do Sentido de Número: Uma Inter-Relação Possível. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.9, n.2, p. 88-106, 2018.

ESTEPA, A.; SÁNCHEZ-COBO, A. F. T. Evaluación de la comprensión de la correlación y regresión a partir de la resolución de problemas. Statistics Education Research Journal, v. 2, n. 1, p. 54-68, 2003.

FERNANDES, R. J. G.; DAMIN, W.; SANTOS JÚNIOR, G. Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações. R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 1-13, 2017.

FORBES, S. D. Data Visualization: A Motivational and Teaching Tool in Official Statistics. Technology Innovations in Statistics Education, v. 6, n. 1, p. 1-19, 2012.

FORBES, S.; CHAPMAN J.; HARRAWAY, J.; STIRLING, D.; WILD, C. Use of Data Visualisation in the Teaching of Statistics: A New Zealand Perspective. Statistics Education Research Journal, v. 13, n. 2, p.187-201, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GORDON, S.; NICHOLAS, J. Teaching with examples and statistical literacy: views from teachers in statistics service courses. International Journal of Innovation in Science and Mathematics Education, v. 18, n. 1, p. 14-25, 2010.

HATTIE, J.; TIMPERLAY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007.

HATTWIG D.; BUSSERT K.; MEDAILLE A.; BURGESS J. Visual Literacy Standards in Higher Education: New Opportunities for Libraries and Student Learning. Libraries and the Academy, v. 13, n. 1, p. 61-89, 2013.

HILDEBRAND, D. K.; LANG, J. D.; ROSENTHAL, H. Analysis of Nominal Data. Londres: Sage University Paper, 1997.

HOLLAS, J.; BERNARDI, L. Educação Estatística Crítica: Um Olhar Sobre os Processos Educativos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v.9, n.2, p. 72-87, 2018.

JAMIE, D. M. Using Computer Simulation Methods to Teach Statistics: A Review of the Literature. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 1, p. 1-20, 2002.

KLEINMAN, E. B.; DWYER, F. M. Analysis of computerized visual skills: Relationships to intellectual skills and achievement. International Journal of Instructional Media, v. 26, n.1, p. 53-69, 1999.

KOZAK, M. Correlation and regression: similar or different concepts? Statistics in transition - new series, v. 9, n. 1, p. 159-162, 2008.

LEBLANC, D. Gapminder: Using a World of Human Ecology Data to Teach Students Critical Thinking Skills. Bulletin of the Ecological Society of America, v. 94, p. 358-372, 2012.

MÄRZ, V.; KELCHTERMANS, G. Sense-making and structure in teachers’ reception of educational reform. A case study on statistics in the mathematics curriculum. Teaching and Teacher Education, v. 29, p. 13-24, 2013.

MIRANDA, M. L. Correlação e regressão em curso de engenharia: uma abordagem com foco na leitura e interpretação de dados. 2008. 159 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Belo Horizonte, MG 2008.

ONWUEGBUZIE, A. J.; DANIEL, L. G. Uses and misuses of the correlation coefficient. Research in the Schools, v. 9, p. 73-90, 2002.

PETOCZ, P.; REID, A. Something strange and useless: service students’ conceptions of statistics, learning statistics and using statistics in their future profession. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 36, n. 7, p. 789-800, 2005.

PRODROMOU, T. Drawing inference from data visualizations. International Journal of Secondary Education, v. 2, n. 4, 66-72, 2014.

_____________. Data Visualization and Statistics from the Future. Proceedings 59th ISI World Statistics Congress, 25-30 August 2013, Hong Kong (Session IPS049). Disponível em <http://2013.isiproceedings.org/Files/IPS049-P3-S.pdf>. Acesso em: 05 de janeiro de 2019

RUBIN, A.; HAMMERMAN, J. K. L.; KONOLD, C. Exploring informal inference with interactive visualization software. ICOTS-7, Salvador, Ba, 2006. Acesso em: <https://iase-web.org/documents/papers/icots7/2D3_RUBI.pdf>. Acesso em: 04 de janeiro de 2019.

SCHOBER, P.; BOER, C.; SCHWARTE, L. A. Correlation Coefficients: Appropriate Use and Interpretation. Anesth Analg., v. 126, n. 5, p. 1763-1768, 2018.

STOKES, S. Visual Literacy in Teaching and Learning: A Literature Perspective. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, v. 1, n. 1, p. 10-19, 2002.

SUGANYA, D.; KUMAR, K.; RAMESH, P.S. SUGANTHAN, C. Student performance dashboard using mining approach. International Journal of Pure and Applied Mathematics, v. 119, n. 12, p. 409-421, 2018.

SUTHERLAND, S.; RIDGWAY, J. Interactive visualizations and statistical literacy Statistics. Education Research Journal, v. 16, n. 1, p. 26 – 30, 2017

Downloads

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 43     PDF downloads: 25

Como Citar

FREI, Fernando. Uso do Sistema Gapminder como suporte ao ensino da Análise de Correlação Linear para o Ensino Superior. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020032, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id351. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/177. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática