Ensino de Matemática e literatura infantil: uma proposta para aprendizagem de alunos do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id402

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Literatura infantil, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta didático-pedagógica, organizada para mediar a aprendizagem de objetos de conhecimento da matemática utilizando a literatura infantil como vetor estimulador para o processo de ensino- aprendizagem relacionados a números, problemas envolvendo as quatro operações, medidas de massa e o sistema monetário. O livro de literatura infantil utilizado foi “Os Problemas da Família Gorgonzola”. Os participantes da pesquisa foram 20 alunos de uma turma do 4° ano, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Ponta de Pedras/PA. Essa pesquisa teve origem em um projeto, intitulado “Desafios Matemáticos: os problemas da família Gorgonzola”, organizado durante o desenvolvimento do tema, Estágio Temático II, no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens destinado a formação de professores para trabalhar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, primeiro e segundo ciclos, bem como na educação de jovens e adultos equivalente ao referido nível. A pesquisa é de natureza qualitativa pautada nas ideias de Borba e Araújo, foi desenvolvida em dois momentos, sendo o primeiro momento a apresentação do livro a turma para leitura e exploração das informações e o segundo momento se configurou por desafios propostos aos alunos em forma de problemas a partir da leitura realizada. Os trabalhos foram desenvolvidos em grupos e apresentados para turma e a professora pesquisadora. A coleta de dados realizada na pesquisa para a efetivação das análises, se deu por meio de registros – fotográficos, audiovisuais e anotações no diário de bordo da pesquisadora – oriundos das produções dos alunos durante as interações em grupo para propor soluções aos problemas propostos.  Entre os resultados encontrados há  indícios de que o ambiente construído pela professora, ofertou oportunidades para os alunos organizarem, explorarem, conectarem seus pensamentos, novos saberes e construírem múltiplos olhares e significados sobre o mesmo assunto em foco, no caso os conhecimentos matemáticos relacionados a números, problemas envolvendo as quatro operações, medidas e sistema monetário, bem como  estimulou os alunos a realizarem as leituras e interpretaram os problemas propostos tanto de forma individual quanto coletiva e por meio do diálogo e interação participaram de suas aprendizagens, mediados pelos conhecimentos ofertados pelo gênero textual da literatura infantil.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arthur Gonçalves Machado, Universidade Federal do Pará

Licenciado Pleno em Ciências com Habilitação em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará (1988/89), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2014). Professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) desde abril de 2010, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR ADJUNTO 2. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA) - Mestrado Profissional. Também é docente da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores de Professores e na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de formadores e de professores; e, processos de ensinar e aprender matemática na Educação Básica. Atualmente em Estágio pós-Doutoral, na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita – Campus Bauru, estado de São Paulo.

Franciene Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Aluna egressa do Curso de Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML), Campus Ponta de Pedras, da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Walkiria Guimarães, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2017). Especialista em Educação Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2019). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, modelagem matemática, matemática e ensino.

Maria Dulce Matos, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Secretária Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 5ª. Editora São Paulo: Cortez, 2011.

AZEREDO, M. A; REGO, R.G. Linguagens em Matemática: a importância dos diferentes. registros semióticos. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.25, número especial, p.157 – 172, 2016.

BAGNE, J; NACARATO, A, M. A prática do diálogo em sala de aula: uma condição para elaboração conceitual matemática dos alunos. Revista Reflexão em Ação, Santa Cruz do Sul, v.20, n2, pg.186 a 214, julho/dez. 2012.

BORBA, M.C; ARAUJO, J.L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 3ª. ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2010.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho de Baptista. Revisor: Antônio Branco Vasco. Portugal, Porto Editora.

BRASIL, PCN. Parâmetros Curriculares Nacional, 1997: Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/pcnparametros-curriculares-nacionais.htm. Acesso em: 25/03/2019.

BRASIL, BNCC. Base Nacional Comum Curricular, 2017: Disponível em: http://portal.mec.gov.br.

CAVALCANTE, C.T. Diferentes formas de resolver problemas. In: SMOLE, K.S; DINIZ, M.I. (orgs). Ler e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Editora S.A ARTMED, Porto Alegre,2001.

COSTA, S. FUNDAMENTOS E DIDÁTICA DA MATEMÁTICA II. 1ªed. -2007. Disponível em: http://www.ead.ftc.br/portal/upload/cns/5p/01FundamentoseDidaticadMatematicaII.pdf. Acesso em 10/03/19.

CHICA, C. H. Por que formular problemas. In: SMOLE, K.S; DINIZ, M.I. (orgs). Ler e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Editora S.A ARTMED, Porto Alegre, 2001.

D’AMBRÒSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus. 17ª edição, 2009.

FURNARI, E. Os Problemas da Família Gorgonzola. São Paulo: Moderna, 2015.

GALVÃO, E. D. S. Interagir, Comunicar, Refletir: ambiente de aprendizagem matemática numa perspectiva de resolução de problemas. Bragança Paulista, 2014, 191, Dissertação Mestrado- Universidade São Francisco.

LORENZATO, S. Para aprender matemática.3 ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de Professores).

MACCARINI, J. M. Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática. Curitiba: Editora Fael, 2010.

NACARATO, A. M. A escrita nas aulas de matemática: diversidade de registros e suas potencialidades. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.31, n.61, p.63-79, nov. 2013a.

NACARATO, A.M; MENGALI, B.L. S; PASSOS, B.C.L. A matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte. Editora Autêntica, 2009.

NACARATO, A. M. Práticas docentes em Educação Matemática: nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. Editora Curitiba: Appris, 2013b.

PONTE, J. P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na sala de aula. Editora Autêntica, Belo Horizonte, 2015.

STANCANELLI, R. Conhecendo os diferentes tipos de problema. In: SMOLE, K.S; DINIZ, M.I. (orgs). Ler e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Editora S.A ARTMED, Porto Alegre, 2001.

SMOLE, K. C. S. et. al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6. ed. São Paulo, SP: (CAEM) Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática: Instituto de Matemática e Estatística da USP, 2007.

Downloads

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 132     PDF downloads: 59

Como Citar

MACHADO, Arthur Gonçalves; RIBEIRO, Franciene; GUIMARÃES, Walkiria; MATOS, Maria Dulce. Ensino de Matemática e literatura infantil: uma proposta para aprendizagem de alunos do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020056, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id402. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/180. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática