Uma aproximação à forma como os alunos do ensino primário formulam problemas

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id257

Palavras-chave:

Formulação de problemas, Ensino Primário, Resolução de Problemas

Resumo

A formulação de problemas é uma excelente estratégia para o ensino de a resolução de problemas em Matemática. Esta pesquisa descreve e analisa a formulação de problemas desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental (11 anos). A metodologia para este estágio educacional foi projetada em um ambiente colaborativo (PIE-EducationalResearch Project). Os alunos tiveram diferentes cenários para formular diferentes problemas matemáticos (aritmética, geométrica, itinerário e orientação espacial). O estudo e análise aplicada tem sido qualitativos no paradigma interpretativo. Destaca-Se neste contexto a capacidade dos alunos para identificar situações problemáticas matemática, formulando problemas variados e ricos no que respeita a condições, incógnitas e dados fornecidos em seus enunciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Esther Fernández Arellano, IES La Rábida

Licenciada en Ciencias (Matemáticas) en la universidad de Málaga (España). Acualmente profesora de Matemáticas de Educación Secundaria.

José Carrillo Yáñez, Universidade de Huelva (Espanha).

Professor de Didática da Matemática na Universidade de Huelva (Espanha).

Referências

AYLLÓN, MF; CASTRO, E; MOLINA, M Invención de problemas y tipificación de problema difícil por alumnos de educación primaria. En MARÍN, M; FERNÁNDEZ, G; BLANCO, LJ; PALAREA, M Investigación en educación matemática XV. Ciudad Real: Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática (SEIEM). 2011. p.277–286

BONOTTO, C Artifacts as sources for problem-posing activities. Educational Studies in Mathematics, 2013, 83(1), 37-55

BROWN, S; WALTER, M The Art of problem posing. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1990

CARRILLO, J; CRUZ, J Problem posing and questioning two tools to help solve problems. En FELMER, P; PEHKONEN, E; KILPATRICK, J Posing and Solving Mathematical Problems. Advances and New Perspectives. New York: Springer. 2016. pp. 23-36

ESPINOZA, J Invención de problemas por estudiantes con talento en matemática: un estudio exploratorio (Tesis de maestría) Universidad de Granada, Granada, 2011

ESPINOZA, J; LUPIÁÑEZ, JL; SEGOVIA, I La invención de problemas aritméticos por estudiantes con talento matemático. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 2016. 14(39), 368–392

ESPINOZA, J Caracterización de estudiantes con talento en matemática mediante tareas de invención de problemas. Doctorado tesis, Universidad de Granada. 2018

KILPATRICK, J Problem formulating: Where do good problem come from?, 1987. En SCHOENFELD, A Cognitive science and mathematics education. New Jersey: Lawrance Erlbaum Associates. pp. 123–148

KOICHU, B; KONTOROVICH, I Dissecting success stories on mathematical problem posing: A case of the Billiard Task. Educational Studies in Mathematics, 2013. 83(1), 71–86

Ley Orgánica para la mejora de la calidad educativa (LOMCE) (Ley Orgánica 8/2013, 9 de diciembre). Boletín Oficial del Estado, nº 295, 2013, 10 diciembre.

PUIG, L; CERDÁN, F Problemas aritméticos escolares. Madrid: Síntesis. 1988

SINGER, FM; ELLERTON, N; CAI, J Problem-posing research in mathematics education: New questions and directions. Educational Studies in Mathematics, 2013. 83(1), 1–7

STOYANOVA, E. Problem posing in mathematics classrooms. En MCINTOSH, A; ELLERTON, N Research in Mathematics Education: a contemporary perspective. Cowan University: MASTEC. (1998) (pp. 164–185)

Publicado

01-01-2020

Métricas


Visualizações do artigo: 49     PDF (Español (España)) downloads: 17

Como Citar

ARELLANO, Esther Fernández; YÁÑEZ, José Carrillo. Uma aproximação à forma como os alunos do ensino primário formulam problemas. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020015, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id257. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/190. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática