A Resolução de Problemas para Licenciandos em Matemática: do Ensino Superior às Turmas de Educação Básica

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id269

Palavras-chave:

Futuros Professores de Matemática, Resolução de Problemas, Roteiro de Atividades

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma proposta de trabalho que buscou auxiliar futuros professores de Matemática a pensar em aulas baseadas na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (ALLEVATO; ONUCHIC, 2009; 2014; ONUCHIC, 1999; ONUCHIC; ALLEVATO, 2004; 2011). Tal proposta emerge em decorrência das práticas e da pesquisa de doutorado de Zanon (2019). Foi desenvolvida em 2019/1 com 40 estudantes matriculados na disciplina “Resolução de Problemas” no primeiro período do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim. Trata-se de uma investigação qualitativa (FIORENTINI; LORENZATO, 2007) que entende a atividade investigativa como potência à prática pedagógica de professores em formação inicial. Desse modo, propõe, através da Resolução de Problemas como perspectiva metodológica, possibilidades para o ensino de Matemática em cursos de licenciatura com vistas à sua aplicabilidade no fazer docente de professores da Educação Básica. Usa do Roteiro de Atividades proposto por Onuchic e Allevato (2011) para que estudantes de licenciatura em Matemática se apropriem de ideias que permitam fazer o uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas em sala de aula, quando em exercício da docência, como forma de transpor para a prática os estudos teóricos desenvolvidos na universidade.

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Biografia do Autor

Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon, IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Cachoeiro de Itapemirim

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora e coordenadora do curso superior de licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim

Janderson Machado de Valois, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim

Licenciando em Matemática pelo IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim.

Sabrina Carvalho Silva, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim

Licencianda em Matemática pelo IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim.

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

ZANON, Thiarla Xavier Dal-Cin; VALOIS, Janderson Machado de; SILVA, Sabrina Carvalho. A Resolução de Problemas para Licenciandos em Matemática: do Ensino Superior às Turmas de Educação Básica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020021, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id269. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/196. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática