Registro das etapas da Resolução de Problemas como recurso para um melhor desempenho de estudantes em vários níveis de escolaridade

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id281

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Fases de Entrada, Ataque e Revisão, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo, temos por objetivo analisar a contribuição que uma Ficha de Resolução de Problemas pode trazer para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas. A Ficha foi desenvolvida com o intuito de que os alunos passassem pelas fases de Entrada, Ataque e Revisão propostas por Mason, Burton e Stacey. Trabalhamos problemas multiplicativos com alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, problemas envolvendo funções com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na modalidade EJA e problemas envolvendo equações lineares com alunos de 2º ano de Ensino Médio. Em todos os momentos, os alunos trabalharam em grupo e com o uso dessa ficha. Os resultados evidenciam que todos os públicos compreenderam o conceito matemático apresentado e desenvolveram habilidades de resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Rosana Nogueira de Lima, Centro Nacional de Educação

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Centro Nacional de Educação – CENAED.

Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutora em Matemática pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo.

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

LIMA, Rosana Nogueira de; GALVÃO, Maria Elisa Esteves Lopes. Registro das etapas da Resolução de Problemas como recurso para um melhor desempenho de estudantes em vários níveis de escolaridade. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020027, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id281. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/202. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática