Ofício de professor de matemática: vocação ou construção? Percepções de futuros professores

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ofício de Professor, Licenciatura em Matemática, Formação de Professores

Resumo

O foco do presente estudo são as percepções de alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública de Minas Gerais acerca do ofício de professor. Nessa pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, dez licenciandos foram acompanhados ao longo de três semestres letivos nas disciplinas de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado. Os dados foram produzidos a partir da observação de aulas, do diário de campo da pesquisadora e de entrevistas realizados com os licenciandos. Após sua triangulação, foram organizados em categorias. Duas delas são abordadas no presente artigo: ofício de professor como vocação, missão, dom; ofício de professor como construção complexa. Os resultados evidenciam que, embora alguns licenciandos percebam o ofício de professor de Matemática como dom ou vocação, a maioria o percebe como uma construção complexa que demanda conhecimentos além dos matemáticos e o cumprimento de muitas exigências. Eles percebem que a relação com os alunos é essencial e que se dá em um contexto configurado por situações diversas que demanda aprimoramento contínuo. Contudo, o ofício de professor de Matemática é também visto como prazeroso e gratificante, principalmente, por perceberem que podem contribuir para a formação de seus alunos.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre (1998) e Doutora (2003) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ambos na área de concentração: Educação Matemática. É Professora do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2003. Além das atividades relacionadas à docência no Ensino Superior, foi tutora do PETMAT (Grupo PET do curso de Matemática da UFOP) por seis anos. Coordenou o Curso de Matemática da UFOP entre 2005 e 2007. Coordenou o GT7 (Formação de professores que lecionam Matemática) da SBEM 2013 a 2015. Coordenou o Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP entre 2007 e 2011 e 2016 a março de 2018. É docente permanente dos seguintes Programas: Mestrado Profissional em Educação Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) ambos da UFOP. É membro dos Grupos: HIFEM (História e Filosofia da Educação Matemática da UNICAMP) e NIEPEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UFOP). É parecerista de revistas nacionais e internacionais. Tem experiência em orientações de Mestrado, Especialização, Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação e desenvolvimento profissional de professores de Matemática; História da Matemática e da Educação Matemática, e Prática pedagógica de Matemática.

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Publicado

01-09-2019

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Como Citar

PEREIRA SOARES, Maria Cecília; FERREIRA, Ana Cristina. Ofício de professor de matemática: vocação ou construção? Percepções de futuros professores. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 23, p. 366–384, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/210. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos