A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio

Autores

  • Fábio Henrique Barbosa fabiohb@live.com
    Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba.
  • Paulo Cesar Oliveira paulodfqm@gmail.com
    UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)/professor associado

Palavras-chave:

Modelagem matemática, modelação matemática, proposta de ensino

Resumo

O conteúdo do artigo científico tem por objetivo apresentar a experiência de um aluno de licenciatura envolvido, por um lado, com a modelagem matemática e, por outro lado, com a modelação sob a perspectiva de uma proposta de ensino. O problema de pesquisa envolveu o tema descarte inadequado do óleo de cozinha e implicações ambientais. No que diz respeito à modelagem matemática apresentamos a análise de um dos experimentos realizados pelo primeiro autor. A modelação ficou por conta do planejamento de uma proposta de ensino pautada em conteúdos matemáticos previstos para a terceira série do Ensino Médio. Na transição entre a modelagem e a modelação, em termos de conteúdo escolar, estabelecemos conexões entre gráfico matemático e estatístico. O levantamento de dados e tratamento das informações tem como propósito a conscientização sobre a necessidade de adquirir o hábito de descartar e/ou reutilizar o óleo de cozinha de forma adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Henrique Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba.

Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico (PCNP) da Diretoria de Ensino do município de Sorocaba - SP

Paulo Cesar Oliveira, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)/professor associado

Professor associado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente no curso de Licenciatura em Matemática no campus de Sorocaba.

Referências

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BONOTTO, Danusa de Lara; SCHELLER, Morgana; BIEMBENGUT, Maria Salett. A pulverização do Girassol: o processo de modelagem e modelação. Anais do VI Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2014, Curitiba, 2014, 18p.

________________. Professores de Matemática em Ação: Ideias de Modelagem Matemática a Partir do Tangram. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 46, p. 82-91, 2015.

CARVALHO, Dione Luchesi. Trabalho com projetos no ensino e na aprendizagem de estatística: benefícios, problemas, limitações... Educação Matemática em Revista, Porto Alegre, ano 10, v.1, n.10, pp.83-93, 2009.

CAZORLA, Irene Mauricio. A relação entre a habilidade viso-pictórica e o domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos. 2002. 315p. Tese (Doutorado em Educação). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2002.

COSTA, Daniela Alves da; LOPES, Gilmeire Rulim; LOPES, José Roberto. Reutilização do óleo de fritura como uma alternativa de amenizar a poluição do solo. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v.14, pp.243-253, 2015.

NUNES, Carla de Azevedo Paes; MELLO, Maria Hermínia de Paula Leite. Método de Ford-Walford aplicado ao modelo generalizado de Von Bertalanffy. Cadernos do IME – Série Matemática, São Paulo, n. 11, pp. 24-34, 2017.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias – Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio. Coordenação de área: Nilson José Machado. 1ª ed. atual. São Paulo, SEE, 2012. 72p.

SELONG, Lisiane Milan. Modelação matemática no ensino médio: elaboração de planta baixa e construção da maquete. Anais do V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo, 2014, 10p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. 1996. São Paulo: Cortez, 1996. 272p.

SOARES, Maria Rosana. Um estado da arte das pesquisas acadêmicas sobre modelagem em educação matemática (de 1979 a 2015) nas áreas de educação e de ensino da Capes: as dimensões fundamentadas e as direções históricas. Tese (Doutorado em educação matemática). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Métricas


Visualizações do artigo: 20     PDF downloads: 8

Como Citar

BARBOSA, Fábio Henrique; OLIVEIRA, Paulo Cesar. A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 16, n. 21, p. 119–134, 2019. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/235. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática