O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares

Autores

  • Joana Tinoco anabelacruz@gmail.com
    CIEd, Universidade do Minho
  • Maria Helena Martinho anabelacruz@gmail.com
    CIEd, Universidade do Minho
  • Anabela Cruz Santos anabelacruz@gmail.com
    CIEd, Universidade do Minho

Palavras-chave:

Matemática, Deficiência Auditiva, Comunicação, Língua Gestual Portuguesa

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados decorrentes de dois estudos de caso, um sobre Carla e outro sobre Daniel, dois alunos que frequentavam o 6.º ano de escolaridade de uma escola de referência para a educação bilíngue. Com este estudo pretendíamos compreender quais os principais desafios linguísticos que enfrentam os alunos com Deficiência Auditiva na aula de Matemática. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, seguindo o design de estudo de caso. Assim, foram observadas as aulas de Matemática ao longo do segundo período letivo, de janeiro a março, de uma turma composta por quatro alunos com Deficiência Auditiva. Para além da observação de aulas foi também realizada uma entrevista à professora de Matemática. Através da análise dos dados recolhidos foi possível identificar algumas das dificuldades que os alunos enfrentam em termos de linguagem nas aulas de Matemática, entre as quais: o reduzido leque de vocabulário conhecido pelos alunos, mesmo de termos do quotidiano, o que dificulta a compreensão dos enunciados das tarefas; a não linearidade da tradução entre a Língua Gestual Portuguesa e a Língua Portuguesa que causa momentos de incompreensão por parte da professora e dos alunos; a existência de palavras com a mesma grafia e com significados distintos que provocam algum conflito no aluno; a inexistência de gestos em Língua Gestual Portuguesa para diversos termos matemáticos, levando à criação por comum acordo de gestos ou ao soletrar de palavras, com os riscos que cada uma destas opções acarreta; e a forma como são lidos os números em Língua Gestual Portuguesa, algarismo a algarismo, que causa dificuldades na compreensão do valor posicional de cada algarismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Tinoco, CIEd, Universidade do Minho

Doutoranda no Programa de Doutoramento em Ciências de Educação, especialização em Educação Matemática no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. Mestre em Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática pela Universidade do Minho. Principais interesses de investigação: comunicação matemática, comunicação matemática em alunos com Deficiência Auditiva.

Maria Helena Martinho, CIEd, Universidade do Minho

Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Diretora do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Coautora do programa de Matemática do 3º ciclo ensino básico de Timor-Leste; do programa do 1.º ciclo do ensino básico da Guiné-Bissau e dos respetivos materiais curriculares para alunos e professores. Tem lecionado diferentes cursos de formação de professores e participado em diversos projetos nacionais e internacionais na área de Educação Matemática. Principais interesses de investigação: práticas profissionais dos professores, comunicação matemática, argumentação matemática e literacia matemática.

Anabela Cruz Santos, CIEd, Universidade do Minho

Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade do Minho e investigadora integrada do Centro de Investigação em Educação (CIEd). Coordenadora da especialização em NEE do Domínio–Cognitivo e Motor do Mestrado em Educação Especial. Leciona desde 2000 em cursos de formação de professores de Educação Especial e outros profissionais. Tem coordenado e participado em projetos nacionais e internacionais na área das Necessidades Educativas Especiais. Principais interesses de investigação: aquisição e desenvolvimento de competências de comunicação em crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais, desenvolvimento de instrumentos de avaliação de linguagem e estratégias baseadas na investigação para crianças com Perturbações da Comunicação.

Referências

ALMEIDA, Dina, et al. Educação bilíngue de alunos surdos-manual de apoio à prática. Lisboa: Ministério da Educação (ME): Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC). Recuperado em janeiro, 2009, 15: 2010.

ALMENDRA, Isabel Maria da Silva. Análise e identificação dos termos matemáticos utilizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesa. 2014. Braga, Universidade do Minho. Tese de Mestrado não publicada.

ARROIO, Richard dos Santos. Ensino de matemática para alunos surdos com a utilização de recursos visuais. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil, 2013.

BAPTISTA, Madalena. Educar e comunicar na surdez: duas faces do mesmo desafio. Coimbra: Gracio Editor, 2012.

CÉSAR, Margarida. O papel da interacção entre pares na resolução de tarefas matemáticas: trabalho em díade vs. trabalho individual em contexto escolar. Unpublished Ph. D. Universidade de Lisboa, 1994.

CRESPO, Alexandra, et al. Educação Especial-Manual de Apoio à Prática. Lisboa/Portugal: Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.

FOSTER, Susan. Social alienation and peer identification: A study of the social construction of deafness. Human Organization, 1989, 48.3: 226-235.

FOSTER, Susan B. Communication experiences of deaf people: An ethnographic account. Cultural and language diversity and the Deaf experience, 1998, 117-135.

GUERRA, Maria José. A emergência do Povo Surdo. Perscrutar e escutar a surdez. 2005, 59-74.

GERRING, John. Case Study Research. Principles and practices. Cambridge University Press, 2007.

MESQUITA, Isabel; SILVA, Sandra. Guia prático de Língua Gestual Portuguesa: Ouvir o silêncio. Nova Educação, Braga, 2007.

NOGUEIRA, Celia Maria; ZANQUETTA, Maria Emília. Surdez, bilinguismo e o ensino tradicional de matemática: uma avaliação piagetiana. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, 2008, 16.30: 219-237.

NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; ZANQUETTA, Maria Emília Melo Tamanini. Surdez, Bilinguismo e o ensino tradicional da matemática. Surdez, inclusão e Matemática, 2013, 1: 23-41.

NUNES, Rui (ed.). Perspectivas na integração da pessoa surda. Gráfica de Coimbra, 2000.

NUNES, Terezinha; MORENO, Constanza. An intervention program for promoting deaf pupils’ achievement in mathematics. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 2002, 7.2: 120-133

OLIVEIRA, Carlos; MAGRO, Fátima Cerqueira; FIDALGO, Fernando; LOUÇANO, Pedro. Pi 6. Volume 2., Edições Asa, 2011.

PEREIRA, Filomena (Coord.). Ministério da Educação. Educação Bilíngue de Alunos Surdos, Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação/DGIDC, 2009.

PORTUGAL. Decreto-Lei nº. 3/2008 de 7 de janeiro, 2008.

RAY, Elizabeth. Discovering mathematics: The challenges that deaf/hearing-impaired children encounter. ACE Papers, 11(6), 62-75. Nov./2001.

STINSON, Michael S.; FOSTER, Susan. Socialization of deaf children and youths in school. The deaf child in the family and at school: Essays in honor of Kathryn P. Meadow, Orleans, 2000, 191-209.

Downloads

Publicado

01-09-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 20     PDF downloads: 8

Como Citar

TINOCO, Joana; MARTINHO, Maria Helena; SANTOS, Anabela Cruz. O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 445–462, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/244. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos