Processos de interações e significações no desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Adriela Maria Noronha adriela.noronha@gmail.com
    Instituto Federal Catarinense
  • Cátia Maria Nehring catia@unijui.edu.br
    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Pensamento Algébrico, Conceitos algébricos

Resumo

Este artigo se refere ao recorte da pesquisa de mestrado, da primeira autora com orientação da segunda, que procurou identificar elementos que podem potencializar a aprendizagem conceitual de alunos com deficiência intelectual no AEE-Atendimento Educacional Especializado, a partir de situações matemáticas que envolveram conceitos introdutórios da álgebra e a mobilização e o desenvolvimento do pensamento algébrico. Participaram da investigação três alunos com hipótese diagnóstica de deficiência intelectual que frequentavam os anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual, no ano de 2017. Os dados empíricos foram produzidos a partir da exploração de ações de estudo algébricas durante o AEE, as quais foram filmadas e posteriormente transcritas. Neste texto discutimos sobre os processos de Interações e Significações, elementos potencializadores da aprendizagem conceitual que foram desencadeados durante a exploração de duas ações de estudo algébricas, as quais foram analisadas considerando os registros e as justificativas produzidas pelos alunos. Analisando tais dados empíricos baseando-se na perspectiva Histórico-Cultural podemos estabelecer que a qualidade das interações entre alunos e professor em situações de estudo no AEE favorece o processo de significação algébrica, potencializando o desenvolvimento conceitual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriela Maria Noronha, Instituto Federal Catarinense

Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduada em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição. Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal Catarinense. Integrante do Grupo de Pesquisas GEEM/Unijuí.

Cátia Maria Nehring, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - PPGEC. Líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática – GEEM.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. INEP. Glossário da Educação Especial, 2014. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/>. Acesso em: 20 de jan. de 2018.

FIORENTINI, D., MIORIM, M. A. MIGUEL, A. Contribuição para um Repensar... a Educação Algébrica Elementar. Pro-Posições, Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação – Unicamp, vol. 4, nº 1, p.78-91, 1993.

FIORENTINI, D. & MIORIM, M. A. Algumas concepções de educação algébrica: fundamentos para repensar o ensino da matemática elementar. Encontro Paulista de Educação Matemática. Anais... III Encontro Paulista de Educação Matemática. Bauru: SBEM-SP,p. 29-35, 1993.

FIORENTINI, D. FERNANDES, F. CRISTÓVÃO, E. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. Seminário Luso-Brasileiro de Investigações Matemáticas. Anais... Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2005. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/seminario_lb.htm>. Acesso em: 05 jan 2018.

LINS, R. C. e GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas, SP. Papirus, 1997.

NORONHA, A. M. Desenvolvimento do Pensamento Algébrico em Alunos com Deficiência Intelectual no Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva Histórico-Cultural. Ijuí/RS: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2017. (Mestrado em Educação nas Ciências). 167p.

VALE, I. PIMENTAL, T. O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores.Da Investigação às Práticas, vol. 3, nº 2, p.98-124, 2013.

VYGOTSKY, L.S. Estudos sobre a História do Comportamento: o macaco, o

primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VIGOTSKI, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

VIGOTSKI, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

01-09-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 27     PDF downloads: 14

Como Citar

NORONHA, Adriela Maria; NEHRING, Cátia Maria. Processos de interações e significações no desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 463–482, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/245. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos