Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais

Autores

  • Wagner Marcelo Pommer wagner.pommer@unifesp.br
    Unifesp-Diadema

Palavras-chave:

Números Irracionais, Eixos Constitutivos, Números Reais

Resumo

Na escolaridade básica, a abordagem dos números irracionais se baseia em um desenvolvimento operatório envolvendo aspectos exatos, finitos e determinísticos. O objetivo deste texto foi discutir aportes teóricos que permitam fundamentar propostas de ensino dos números irracionais na escolaridade básica. Neste mote, situamos que os pares discreto&contínuo; exato&aproximado; finito&infinito, eixos constitutivos extraídos da análise da evolução histórica e epistemológica dos números reais, propostos inicialmente em Machado (2009) e desenvolvidos em Pommer (2012), se constituem em referenciais teóricos para fundamentar uma abordagem problematizadora dos números irracionais. A exploração da polarização inerente a cada eixo e também internamente aos mesmos possibilita compor um mapa com vários caminhos para se trabalhar os números irracionais na escolaridade básica.

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Biografia do Autor

Wagner Marcelo Pommer, Unifesp-Diadema

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo.    

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Publicado

01-09-2018

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Como Citar

POMMER, Wagner Marcelo. Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 610–628, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/253. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos