Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático

Autores

Palavras-chave:

Quadriláteros Notáveis, Livro Didático, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar a abordagem do conceito de quadriláteros notáveis presente em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental, em especial, os tipos de tarefas explorados. Desse modo, usamos como âncora teórica a Teoria Antropológica do Didático – TAD, desenvolvida por Chevallard (1999), e a definição de quadriláteros proposta por Lima e Carvalho (2010). Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa apresenta uma análise documental, na qual, foi escolhido um livro didático de Matemática do 8º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017, especificamente, o livro dedicado ao professor. Então, realizamos a identificação dos tipos de tarefas presentes no capítulo do livro voltado para o mencionado objeto geométrico. Os dados construídos sinalizam que o tipo de tarefa mais evidente no livro analisado é Determinar a medida de uma grandeza geométrica associada a um quadrilátero notável, com uma frequência aproximada de 38,53% do geral de tarefas investigadas. O estudo desenvolvido sinaliza a tendência em abordar os quadriláteros notáveis por meio de tarefas que explorem a produção dessas figuras geométricas, fazendo uso, por exemplo, de seus atributos e de suas propriedades. Portanto, destacamos a necessidade de se abordarem os quadriláteros notáveis por meio de tarefas que explorem a produção dessas figuras geométricas, fazendo uso, por exemplo, de seus atributos e de suas propriedades. Tal demanda poderá estimular o progresso da aprendizagem geométrica dos estudantes do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial (2013) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática (2013) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialização em Educação Matemática (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Especialização em Língua Brasileira de Sinais (2014) - Faculdade Internacional do Deita (FID), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (2016) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No período de 2006 a 2010, lecionou nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Produziu 70 trabalhos acadêmicos, dos quais, 50 são artigos publicados em anais de eventos acadêmicos e em periódicos científicos. É o autor dos projetos de criação dos símbolos municipais de Cachoeira dos Índios (PB). Atua como Assistente de Edição da Revista Educação Matemática em Foco, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e Parecerista da Revista Boletim Online de Educação Matemática, organizada pelo Departamento de Matemática e pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Parecerista da Revista Vidya, organizada pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria-RS. Atualmente, realiza pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Geometria, investigando sobre os Níveis de Desenvolvimento de Pensamento Geométrico, sob orientação do Professor Doutor Marcelo Câmara dos Santos. É membro dos Grupos de Pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática (FDCM) e Pró-Grandezas: ensino e aprendizagem das grandezas e medidas. Temas de interesse: Educação Matemática, Geometria, Van-Hiele, Grandezas e Medidas, Contrato Didático, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático, Educação Matemática Inclusiva, Tecnologias na Educação, Avaliação da Aprendizagem, Didática, Estágio à Docência.

Marilene Rosa dos Santos, Universidade de Pernambuco

Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco -UPE Campus Garanhuns, assim como coordenadora pedagógica da PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA/PE. Líder do grupo Intelectus de pesquisa e estudos em Educação Matemática e o Semear. Pertence também, aos grupos de pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática; Pró-Grandeza e Cognição, linguagem e subjetividade como pesquisadora. Tem experiência na área de Educação Matemática e Formação de Professor.

Referências

ARAÚJO, A. J. O ensino de álgebra no Brasil e na França: estudo sobre o ensino de equações do 1º grau à luz da teoria antropológica do didático. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2009.

BESSA DE MENEZES, M. Praxeologia do professor e do aluno: uma análise das diferenças no ensino de equações do segundo grau. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.

BRASIL. MEC. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: MEC /SEF, 1997.

BRASIL. 2015. SAEB – 2015. Matemática. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. Disponível em: Acesso em: 27 fev 2017.

CARVALHO, J. P. F.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: CARVALHO, J. P. F. Matemática: ensino fundamental (Coleção Explorando o ensino). vol. 17. Brasília: MEC/SEB, 2010.

CÂMARA DOS SANTOS, M.; BESSA DE MENEZES, M. A Teoria Antropológica do Didático: uma Releitura Sobre a Teoria. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 648-670, 2015.

CHEVALLARD, Y. L‟Analyse de Des Pratiques Enseignantes en Théorie Anthropologique Du Didactique. Recherches em Didactiques des Mathématiques, p. 221- 266, 1999.

COSTA, A. P.; CÂMARA DOS SANTOS, M. Aspectos do pensamento geométrico demonstrados por estudantes do Ensino Médio em um problema envolvendo o conceito de quadriláteros. Anais... 14 Conferência Interamericana de Educação Matemática, Tuxtla Gutiérrez, 2015a.

______. Investigando os níveis de pensamento geométrico de alunos do 6º ano do ensino médio: um estudo envolvendo os quadriláteros. Anais… 4 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Ilhéus, 2015b.

_______________. Estudo dos quadriláteros notáveis por meio do GeoGebra: um olhar para as estratégias dos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v.5, p.3-17, 2016a.

_______________. Níveis de pensamento geométrico de alunos do ensino médio no estado de Pernambuco: um estudo sob o olhar vanhieliano. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.7, p.1-19, 2016b.

_______________. O pensamento geométrico de professores de Matemática do ensino básico: um estudo sobre os quadriláteros notáveis. Educação Online, Rio de Janeiro, n.22, pp.1-19, 2016c.

COSTA, A. P.; CÂMARA DOS SANTOS, M.; ROSA DOS SANTOS, M. O conceito de quadriláteros notáveis sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático: um olhar para os tipos de tarefas. Anais... Encontro Nacional de Didática da Geometria e das Grandezas e Medidas, Recife, 2016.

COSTA, A. P.; ROSA DOS SANTOS, M. Um estudo sobre o pensamento geométrico de estudantes de licenciatura em matemática no estado de Pernambuco. Anais... 12 Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016.

_______________. Os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de estudantes de uma Licenciatura em Matemática no Estado de Pernambuco: um estudo sob a ótica da teoria de Van-Hiele. Educação Online, Rio de Janeiro, n. 25, pp.63-86,2017a.

_______________. O pensamento geométrico de professores de Matemática em formação inicial. Educação Matemática em Revista – RS, Porto Alegre, v.2, n. 17, pp.1-20,2017b.

LIMA, P. F.; CARVALHO, J. P. F. Geometria. In: CARVALHO, J. P. F. Matemática: ensino fundamental (Coleção Explorando o ensino). vol. 17. Brasília: MEC/SEB, 2010.

LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? A Educação Matemática em Revista, n.4, pp.3-13, 1995.

OECD. PISA. 2015. PISA: Results in Focus. Organisation for Economic Co-operation and Development: OECD, 2015. Disponível em: <https://www.oecd.org/pisa/pisa-2015-results-in-focus.pdf> Acesso em: 27 fev 2017.

PERNAMBUCO. Secretaria da Educação. SAEPE – 2015. Matemática. Revista da Gestão Escolar. UFJF, Juiz de Fora, 2015. Disponível em: <http://www.saepe.caedufjf.net/wp-content/uploads/2016/05/PE-SAEPE-2015-RG-RE-WEB2.pdf> Acesso em: 27 fev 2017.

_______________. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. UFJF, Juiz de Fora, 2012.

ROSA DOS SANTOS, M. A transposição didática do conceito de área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências. Universidade Federal Rural de Pernambuco: Recife, 2016.

SOUZA, J. PATARO, P. Vontade de Saber Matemática (8º ano). 3. ed. São Paulo: FTD, 2015.

Downloads

Publicado

01-05-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 41     PDF downloads: 14

Como Citar

COSTA, André Pereira da; SANTOS, Marilene Rosa dos. Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 19, p. 353–372, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/269. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos