Formação matemática do Professor dos anos iniciais a partir das pesquisas acadêmicas brasileiras

Autores

  • Jaqueline Ferreira Silva jackfs28@yahoo.com.br
    Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Sicardi Nakayama barbara.sicardi@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Palavras-chave:

Formação Matemática, Ensino de Matemática, Pedagogia, Metanálise

Resumo

O presente trabalho tem como propósito relatar os resultados de uma pesquisa vinculada ao Programa Observatório da Educação (OBEDUC) intitulado “Rede colaborativa de práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos” e ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas Educativas em Matemática (GEPRAEM). A finalidade deste estudo foi responder: Quais percepções sobre formação e conhecimento matemático parecem fundamentar as pesquisas que discutem a formação matemática do professor polivalente? Diante desse questionamento os objetivos foram: viabilizar o entendimento de que ao discutir a formação matemática oferecida nos cursos de Pedagogia se está problematizando a formação do profissional que atua no contexto polivalente; caracterizar o movimento de apropriação de repertórios e saberes relacionados ao conhecimento matemático desse profissional docente. A coleta de dados ocorreu a partir do mapeamento de pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Simpósio Internacional de Educação Matemática (SIPEM) que versam sobre a formação matemática do professor polivalente e por fim a metanálise. Os resultados indicam: grande variedade de pontos de vista na formação matemática do professor polivalente; tendência em privilegiar aspectos metodológicos da Matemática; preocupação com a modificação das crenças e concepções dos futuros professores sobre a Matemática, seu ensino-aprendizagem. Considerar a indissociabilidade com outras disciplinas e o desenvolvimento da autonomia na criança como condição do trabalho do professor polivalente, implica princípios que reforçam a relevância da relação entre os sujeitos no processo ensino-aprendizagem. Implica reconhecer a existência de um profissional que se coloca como responsável no desenvolvimento da criança como um todo. Trata-se, portanto, de um sujeito que possibilita sentidos ao processo de ensino-aprendizagem, para atender as necessidades da criança, ou seja, para servir como referência e mediador dessas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BATISTA, Clarice Martins Souza. SOUZA, Neusa Maria Marques. Investigando as concepções e os anseios dos acadêmicos de Pedagogia acerca da Matemática. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-9.

BELINE, Willian. PASSOS, Marinez Meneghello. NAGY, Maria Cristina. CYRINO, Márcia. C. de Costa Trindade. Análise de conteúdo e os sentidos do procedimento “vai um” na operação de adição para formandas em Pedagogia. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-12.

BIANCHINI, Diane Finatto. NEHRING, Cátia Maria. Práticas estatísticas de professoras dos Anos Iniciais – uma discussão preliminar. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: retrospectiva e perspectivas. (Org.) Carlos Roberto Ferreira. Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Paraná. Guarapuava, PR, 2013. p. 1-15

BULOS, Adriana Mascarenhas Mattos. O curso de Pedagogia e a Matemática nos Anos Iniciais. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-11.

CARDOSO, Edelenilson José Nascimento. CURI, Edda. Perfil e opinião de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de um Município do estado do Amapá com relação ao ensino de Matemática. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-11.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando. A formação de professores dos Anos Iniciais em um curso de Pedagogia: contribuições das disciplinas de Matemática. In: Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Pirenópolis (GO). Org. Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes. Brasília: SBEM, 2015. p. 1-11.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando. PASSOS, Carmen Lúcia. LUPIÁÑEZ, José Luiz. A formação matemática de professores da Educação Primária na Espanha: contribuições para a realidade brasileira. In: Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Petrópolis, RJ. Org. Franck Bellemain e Verônica Giritana – Brasília: SBEM, 2012. p. 1-22.

CARVALHO, Mercedes. Pedagogia e os conteúdos matemáticos a formação do professor dos Anos Iniciais e Educação Infantil. In: Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte- MG. Ed. Marcelo Câmara dos Santos. Brasília: SBEM, 2007. p. 1-18.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo. POLONI, Marines Yole. Percepções de concluintes de Pedagogia sobre o conhecimento profissional para a docência em Matemática. In: Anais IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Universidade Católica de Brasília- Taguatinga, DF, 2009. p. 334.

COSTA, Shirley Conceição Silva da. CURI, Edda. A influência das crenças na formação inicial do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais.Anais do X ENEM, 2010. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-10.

COSTA, Shirley Conceição Silva. O professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais: limites e possibilidades de um curso de formação inicial. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: retrospectiva e perspectivas. (Org.) Carlos Roberto Ferreira. Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Paraná. Guarapuava, PR, 2013. p. 1-14.

CIRÍACO, Klinger Teodoro. MORELATTI, Maria Raquel Miotto. Desenvolvimento profissional de profess1ores iniciantes: interações entre pedagogos e matemáticos. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: retrospectiva e perspectivas. (Org.) Carlos Roberto Ferreira. Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Paraná. Guarapuava, PR, 2013. p. 1-16.

DIAS, Rodrigo Rodrigues. PAIVA, Ana Maria Severino de. SÁ, Ilydio Pereira de. A construção do pensamento geométrico na formação inicial de professores da Educação Infantil. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: retrospectiva e perspectivas. (Org.) Carlos Roberto Ferreira. Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Paraná. Guarapuava, PR, 2013. p. 1-16.

LIMA, Simone Marques. A formação do pedagogo para ensinar a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: retrospectiva e perspectivas. (Org.) Carlos Roberto Ferreira. Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Paraná. Guarapuava, PR, 2013. p. 1-13.

MANDARINO, Marina Cerbeli Freire. Que conteúdos da Matemática escolar os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental priorizam? In: Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte- MG. Ed. Marcelo Câmara dos Santos. Brasília: SBEM, 2007. p. 1-17.

NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. PAVANELLO, Regina Maria. OLIVEIRA, Lucilene Adorno. Os professores licenciados e a Matemática dos Anos Iniciais. In: Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Petrópolis, RJ. Org. Franck Bellemain e Verônica Giritana – Brasília: SBEM, 2012. p. 1-22.

PALMA, Rute Cristina Domingos da. MOURA, Anna Regina Lanner de. A formação inicial de professores para a educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o movimento da produção de sentidos sobre os conhecimentos matemáticos. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-11.

POZZOBON, Maria Cristina Cézar. HECK, Mirian Ferraza. As práticas de ensino de Matemática para a formação do professor de Anos Iniciais em um curso de Pedagogia nas décadas de 1980 e 1990. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: retrospectiva e perspectivas. (Org.) Carlos Roberto Ferreira. Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Paraná. Guarapuava, PR, 2013. p. 1-14.

OLIVEIRA, Ana Teresa C. C. Saberes e práticas de formadores de professores que vão ensinar Matemática nos Anos Iniciais. In: Anais IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Universidade Católica de Brasília- Taguatinga, DF, 2009. p. 324

QUINTAS, Leonora Pilien. Formação continuada de professores e a resolução dos problemas matemáticos nas séries iniciais. In: Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte- MG. Ed. Marcelo Câmara dos Santos. Brasília: SBEM, 2007. p. 1-16.

SILVA, Rubia Grasiela da. ESTEVES, Anelisa K. SOUZA, Neusa Maria Marques. Aproximações em processo na formação inicial de professores que ensinam Matemática na escola fundamental. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-10.

SILVA, Deyze Ilma Oliveira. VIZOLLI, Idemar. Conhecendo a formação dos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Colinas do Tocantins. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: retrospectiva e perspectivas. (Org.) Carlos Roberto Ferreira. Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Paraná. Guarapuava, PR, 2013. p. 1-15.

SOARES, Gisele. Formação matemática oferecida no curso de Pedagogia: revelando olhares. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: retrospectiva e perspectivas. (Org.) Carlos Roberto Ferreira. Sociedade Brasileira de Educação Matemática/ Regional Paraná. Guarapuava, PR, 2013. p. 1-16.

SOUSA, M. C. BERTUCCI, M. C. S. Formação continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais: práticas desenvolvidas na escola.Anais do X ENEM, 2010.

SOUSA, Ana Claudia Gouveia de. SILVA, Maria Auricélia. BARRETO, Marcílio Chagas. Formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e representações semióticas: uma experiência contemplando números e operações. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-11.

TOZETTO, Annaly S. BRANDT, Célia F. Letramento para a docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-11.

VASCONCELLOS, Mônica. BITTAR, Marilena. A formação dos professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais: um estudo sobre a produção dos eventos realizados no ano 2006. In: Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte- MG. Ed. Marcelo Câmara dos Santos. Brasília: SBEM, 2007. p. 1-16.

VENÂNCIO, Mirian Moreira Menezes. VIANA, Odaléia Aparecida. Atitudes em relação à geometria de alunos do curso de Pedagogia. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática e cultura. (Ed.) Andréa Maria de Oliveira Pereira, Irene Mauricio Carzola, Verônica Giritana. Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Ilhéus- BA: Via Litteratium, 2010. p. 1-8.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 39     PDF downloads: 20

Como Citar

SILVA, Jaqueline Ferreira; SICARDI SICARDI NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira. Formação matemática do Professor dos anos iniciais a partir das pesquisas acadêmicas brasileiras. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 18, p. 5–23, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/272. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos