Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria

Autores

  • Gilmara Aparecida da Silva gilmara.bauru@gmail.com
    Doutoranda da UNESP/Bauru
  • Nelson Antonio Pirola npirola@uol.com
    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru

Palavras-chave:

Formação de conceitos, Geometria, Formação Continuada, Alfabetização

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar que aspectos da formação de conceitos são mobilizados pelos professores alfabetizadores para responderem a questões relacionadas ao conhecimento declarativo de figuras geométricas planas. Entre os aspectos investigados estão a identificação de atributos definidores e possíveis erros de generalização como, por exemplo, a subgeneralização. Participaram da pesquisa 85 professores Orientadores de Estudos (OE) que cursavam o PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – distribuídos entre 50 municípios do Estado de São Paulo. O delineamento da pesquisa foi a abordagem qualitativa e a fundamentação teórica alicerçou-se nos estudos de Klausmeier e Goodwin (1977) e Sternberg (2000). Foram investigados os conhecimentos declarativos dos professores referentes às figuras geométricas triângulo, quadrado e retângulo. A análise dos dados mostrou que os aspectos da formação de conceitos mobilizados pelos participantes foram: 1 – processos de subgeneralização para as figuras triângulo e retângulo, com o uso de conhecimentos declarativos alicerçados em figuras prototípicas; 2 – uso de atributos definidores equivocados; 3 – uso de poucos atributos definidores (máximo de três) para expressar o conhecimento declarativo das figuras investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, E. V. Um estudo exploratório das relações entre memória, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matemáticos. 2005. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Campinas, 2005.

ANDERSON, R. The architecture of cognition. Cambridge, Ma.: Harvard University Press, 1983.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Características da investigação qualitativa. In: Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.

BRITO, M. R. F . O Ensino e A Formação de Conceitos Em Sala de Aula. In: NOVAES, M. H.; BRITO, M. R. F.. (Org.). Psicologia na Educação: Articulação entre pesquisa, formação e prática pedagógica. 1ed.Rio de Janeiro: Xenon Editora e Produtora Cultural, 1996. p. 73-93

CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

DERVILLE, L. Psicologia Prática no Ensino. Tradução de José Reis. São Paulo: IBRASA, 1976.

DOBARRO, V. Solução de problemas e tipos de mente matemática: relações com as atitudes e crenças de auto-eficácia. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional) – Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Campinas, 2007.

KLAUSMEIER, H. J.; GOODWIN, W. Manual de Psicologia Educacional: aprendizagem e capacidades humanas. Tradução de ABREU, M. C. T. A. São Paulo: Harper & Row, 1977.

KOCHHANN, M. E. R.; PIROLA, N. A. . Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. 1, p. 219-232, 2011.

MORACO, A. S. C. T. Um estudo sobre os conhecimentos geométricos adquiridos por alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). 2006. Pós-Graduação FC/UNESP – Bauru, 2006.

NASCIMENTO, A. A. S.B. Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em matemática na resolução de problemas geométricos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Pós-Graduação FC/UNESP – Bauru, 2008.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino de geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké, v1, n. 1, 7-17, 1993.

PEREIRA. A. J. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino da Geometria espacial no ciclo de alfabetização. 2016. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.

PIROLA N. A. Contribuições de Pesquisas em Psicologia da Educação Matemática para o ensino da Matemática escolar. 2013. Tese (Livre-docência em Educação Matemática). FC/UNESP – Bauru, 2013.

PIROLA, N. A. Práticas de ensino de Geometria: algumas experiências com o desenvolvimento da movimentação e localização de pessoas/objetos no mundo físico. In: Geometria no ciclo de alfabetização. Programa salto para o futuro, Ano XXIV- Boletim 7 – setembro de 2014. Disponível em: http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publicationsSeries/16530307_14_Geometrianociclodealfabetizacao.pdf . Acesso em: jan.2018.

PIROLA, N. A. Solução de problemas geométricos: dificuldades e perspectivas. 2000. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, 2000.

PIROLA, N. A. Um estudo sobra a formação dos conceitos de triângulos e paralelogramos em alunos de primeiro grau. 1995. Dissertação (Mestrado) - UNICAMP, Campinas,1995.

PIROLA, N. A. ; BRITO, M. R. F. . A formação dos conceitos de triângulo e de paralelogramo em alunos da escola elementar. In: BRITO, M. R. F.. (Org.). Psicologia da Educação Matemática - Teoria e Pesquisa. 1ed.Florianópolis: Insular, v. 01, p. 85-106, 2001.

PIROLA, N. A.. Algumas contribuições das pesquisas em Psicologia da Educação Matemática para o ensino de geometria. In: GROENWALD, L. O.; SILVA, M. A.. (Org.). Educação Matemática - Contribuição para as séries finas do Ensino Fundamental e Médio. 1ed.Canoas: Editora da Ulbra, v. 1, p. 173-188, 2013a.

PIROLA, N. A.; SANDER, G. P. ; SILVA, G. A. ; TORTORA, E. ; PAGIAN, T. R. U. Y. ; MORAIS, J. A. R. S. ; NASCIMENTO, A. A. S. B. . A Geometria e o Ciclo de Alfabetização. In: VIANNA, C. R.; ROLKOUSKI, E. (ORG.). Geometria. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 1ed. Brasília: v.1, p. 10-17, 2014.

PIROLA, N. A.; SANDER, G. P. ; TORTORA, E. . Formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Básica e as atitudes em relação a essa disciplina. In: CIRÍACO, K. T.; BEZERRA, G. F. (Org.). Educação Básica, formação de professores e inclusão: práticas e processos educacionais em diferentes cenários. 1ed.Curitiba: CRV, v.1 , p. 23-33, 2013.

PROENÇA, M. C.. Um estudo exploratório sobre a formação conceitual em geometria de alunos do ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Pós-Graduação FC/UNESP – Bauru, 2008.

REZI, V. Um estudo exploratório sobre os componentes das habilidades matemáticas presentes no pensamento em geometria. 2001. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, - UNICAMP, Campinas, 2001.

SILVA, B. A. C. Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da geometria e suas relações com a aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Pós-Graduação FC/UNESP – Bauru, 2016.

STERNBERG, R. Psicologia cognitiva. Trad. Maria Regina Borges Osório. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

TORTORA, E. ; PIROLA, N. A. . O desenvolvimento de habilidades geométricas na Educação Infantil. In: XXIII SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2012, Coimbra - Portugal. Anais do XXIII SIEM, 2012.

TORTORA, E. Resolução de problemas geométricos: um estudo sobre conhecimentos declarativos, desenvolvimento conceitual, gênero e atribuição de sucesso e fracasso de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2014.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 39     PDF downloads: 19

Como Citar

SILVA, Gilmara Aparecida da; PIROLA, Nelson Antonio. Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 18, p. 24–46, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/273. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos