Compreendendo o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática

Autores

  • Nilton Silveira Domingues niltonsdomingues@gmail.com
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Rio Claro. Bolsista CAPES.
  • Marcelo de Carvalho Borba mborba@rc.unesp.br
    Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Rio Claro.

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Festival de Vídeos

Resumo

Este artigo visa apresentar o processo de criação, divulgação e realização do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, vinculado a um projeto de pesquisa de maior envergadura. Para isso, destaca-se como surgiu a proposta de se realizar festivais, as tentativas de auxílios, as interações entre os envolvidos e a equipe do E-licm@t-Tube nos diferentes momentos ao longo de 2016 e 2017, de modo a evidenciar o trabalho coletivo. Relata-se as estatísticas do I Festival tais como: o número de submissões em cada categoria, número de estados participantes, alguns relatos dos participantes, além de apresentar pesquisas relacionadas ao I Festival. A metodologia de pesquisa é qualitativa, de modo que os instrumentos para a produção de dados são questionários e entrevistas com os envolvidos e a análise dos dados ocorre por meio da triangulação de dados, para se entender as particularidades desse primeiro festival. Resultados de pesquisa já foram obtidos fora do I Festival com atividades na sala de aula e atividades de festivais locais, com esse ambiente maior criado, espera-se desenvolver um cenário para a pesquisa de modo a atingir os objetivos de pesquisa do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilton Silveira Domingues, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Rio Claro. Bolsista CAPES.

Natural de Catanduva, SP. Fez Licenciatura em Matemática e Mestrado em Educação Matemática na UNESP de Rio Claro. Atualmente está cursando o Doutorado em Educação Matemática na UNESP de Rio Claro, onde investiga o uso de vídeos em Educação Matemática. Ministrou aulas no Ensino fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior.

Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Rio Claro.

Licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP, e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Em 2005 se tornou livre docente em Educação Matemática. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, SP, programa do qual foi coordenador por mais de seis anos. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), desenvolve pesquisas nas áreas de EaD online, modelagem, tecnologias digitais, metodologia de pesquisa qualitativa e performance matemática digital, tendo diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Já foi professor visitante e ministrou palestras como convidado em quatorze países. É colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Tem diversos projetos de pesquisa financiados pelo SSHRC, Canadá. Participa da comissão editorial de diversos periódicos do Brasil e do exterior. Foi editor do BOLEMA, no período de 2000-2007. De 2007 a 2011 foi membro do comitê assessor de Educação do CNPq. Desde 2011 é Editor Associado (Co-Editor) do ZDM, Berlim, Alemanha, um dos principais periódicos da área de Educação Matemática. É coordenador da coleção de livros: Tendências em Educação Matemática. Atualmente é coordenador adjunto da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2014-2018) e bolsista produtividade do CNPq, nível 1A.

Referências

ALMEIDA, H. R. F. L. Polidocentes-com-Mídias e o Ensino de Cálculo I. 217 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2016.

BEZEMER, J.; KRESS, G. Multimodality, Learning and Communication: a social frame. London: Routledge, 2016.

BORBA, M. C. Humans-with-media and continuing education for mathematics teachers in online environments. ZDM, Berlim. v. 44, p. 802–814, 2012.

BORBA, M. C.; ALMEIDA, H. R. F. L. As Licenciaturas em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UAB): uma visão a partir da utilização das Tecnologias Digitais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

BORBA, M. C.; CHIARI, A. S. S. Diferentes usos de Tecnologias Digitais nas Licenciaturas em Matemática da UAB. Nuances: estudos sobre educação, v. 25, n. 2, p. 127–147, 2014.

BORBA, M. C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BORBA, M. C.; ASKAR, P.; ENGELBRECHT, J.; GADANIDIS, G.; LLINARES, S.; AGUILAR, M. S.. Blended learning, e-learning and mobile learning in mathematics education. ZDM (Berlin. Print), v. 48, p. 589-610, 2016.

BORBA, M. C.; DOMINGUES, N. S.; LACERDA, H. D. G. As tecnologias audiovisuais em Educação Matemática investigadas no GPIMEM. Grupo de estudos em Educação Matemática: ações cooperativas e colaborativas construídas por várias vozes. 1a ed. Vitória da Conquista: Pedro & João Editores, 2015. p. 285–312.

CHIARI, A. Ensino de Álgebra Linear e Tendências em Educação Matemática: relações possíveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC, 2013.

CHIARI, A. S. S. O papel das tecnologias digitais em disciplinas de Álgebra Linear a distância: possibilidades, limites e desafios. 2015. 200 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015.

COSTA, G. L. M.; FIORENTINI, D. Mudança da Cultura Docente em um Contexto de Trabalho Colaborativo de Introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Escolar. Bolema. Boletim de Educação Matemática, v. 20, n. 27, p. 1–19, 2007.

DOMINGUES, N. S. O papel do vídeo nas aulas multimodais de Matemática Aplicada: uma análise do ponto de vista dos alunos. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.

DOMINGUES, N. S. Vídeos Digitais nos Cursos de Licenciatura em Matemática da UAB: o festival. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XX, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: [s.n.], 2016. p. 1–12.

DOMINGUES, N. S.; BORBA, M. C.. Investigando as Potencialidades do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. In: XIII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2017, São Paulo. XIII EPEM, 2017. v. 1. p. 1-8.

ENGESTRÖM, Y. Activity Theory and expansive design. Theories and practices of interaction design, 2006. , p. 3–24.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental reasearch. Helsinki: Orienta-Konsultit, 1987.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 53–85.

FONTES, B. C. O Audiovisual na Educação Matemática: um olhar para a comunicação da matemática a partir de vídeos produzidos por alunos da UAB. In: XXI ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21, 2017, Pelotas. Anais.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

GOLDIN, G.; SHTEINGOLD, N. Systems of representations and the development of mathematical concepts. In: The roles of representation in school mathematics - Yearbook. NCTM. 2001.

HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. New York: Cornell University Press, 1988.

JAVARONI, S. L.; SILVA, S. R. P. S. BORBA, M. C. A Produção de Vídeos na Disciplina de Estágio Supervisionado em um Curso de Matemática a Distância. Revista Observatório. xxxx, no prelo.

KENSKI, V. M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. 9. ed. São Paulo - SP: Papirus, 2012.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Taylor & Francis e-library, 2006.

NACARATO, A. M. A escola como lócus de formação e de aprendizagem: possibilidades e riscos de colaboração. In: FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Org.). . Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: investigando e teorizando a partir da prática. Campinas: GEPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP, 2005.

NEVES, L. X. Vídeos e Articulação de Representações Múltiplas: produções na

educação a distância. In: XXI ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 21. 2017, Pelotas. Anais do

XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática. No

prelo.

O’HALLORAN, K. L. Mathematical discourse: language, symbolism and visual images. London: Continuum, 2005.

O’HALLORAN, K. L. The language of learning mathematics: A multimodal perspectivE. Journal of Mathematical Behavior, v. 40, p. 63–74, 2015.

OECHSLER, Vanessa. Vídeos e Educação Matemática: Um olhar para dissertações e teses. In: XIX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Ainais do XIX EBRAPEM, 2015.

OLIVEIRA, L. P. F. Uso e produção de vídeos nas aulas de matemática do ensino fundamental. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XX, 2016, Curitiba. Anais... Curitiba: [s.n.], 2016. p. 1–9.

OECHSLER, V.; BORBA, M. C. Produção de vídeos com conteúdos de matemática: um exemplo com o vídeo “Classificação de Frações”. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017, Canoas. Anais... Canoas: [s.n.], 2017. p. 1–10.

OECHSLER, V.; FONTES, B. C.; BORBA, M. C. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 2, n. 1, p. 71–80, 2017.

OECHSLER, V.; BORBA, M. C. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. xxxx, no prelo.

SILVA, S. R. P.. A produção de vídeos no Estágio Supervisionado em um curso de Matemática a Distância. In: EBRAPEM - ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, CURITIBA - PR. ANAIS XX EBRAPEM, 2016.

SINCLAIR, N.; ROBUTTI, O. Technology and tehe role of proof: the case of dynamic geometry. In: CLEMENTS, M. A.; BISHOP, A. J. KEITEL, C.; KILPATRICK, J.; LEUNG, F. K. S. (Eds.) (2013). Third international handbook of mathematics education. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer.

SKOVSMOSE, O.; BORBA, M. C. Research methodology and critical mathematics education. In: VALERO, P.; ZEVENBERGEN, R. (Org.). . Researching the Socio-political Dimensions of Mathematics Education: Issues of Power in Theory and Methodology. Dordrecht: Kluwer, 2004. p. 207–226.

SOUTO, D. L. P.; BORBA, M. C. Seres Humanos-com-Internet ou Internet-com-Seres Humanos: uma troca de papéis? Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 19, n. 2, p. 217–242, jul. 2016.

SOUTO, D. P. L. Formação continuada de professores: tensões na produção matemática on-line. In: SOUZA, J.; CEVALLOS, I. A Formação, a atuação e os desafios profissionais do professor. Curitiba: CRV, 2015. v. II. p. 130–152.

SOUZA, M. B.. Integrando Software, Vídeo e Demonstração Matemática. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Pelotas, 2017.

STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

WALSH, M. Multimodal literacy: What does it mean for classroom practice? Australian Journal of Language and Literacy, 3. v. 33, p. 211–223, 2010.

WILKIE, K.J. Students' use of variables and multiple representations in generalizing functional relationships prior to secondary school. In: GOOS, M. Educational Dtudies in Mathematics: an International Journal. 2016.

Downloads

Publicado

01-01-2018

Métricas


Visualizações do artigo: 44     PDF downloads: 18

Como Citar

DOMINGUES, Nilton Silveira; BORBA, Marcelo de Carvalho. Compreendendo o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 18, p. 47–68, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/274. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)