Monitoria como ferramenta auxiliar para aprendizagem da disciplina Matemática: uma análise de sua implementação no Ensino Fundamental

Autores

  • Allan Gomes Santos rraav5@yahoo.com.br
    Universidade Aberta do Brasil UAB/IFALSecretaria Municipal de Educação de Maceió - SEMED/ALSecretaria Estadual de Educação de Alagoas - SEDUC/AL 13ª GERE

Palavras-chave:

Ensino fundamental, Ensino da matemática, Monitoria

Resumo

Este trabalho foi motivado num primeiro momento por nossa prática profissional na docência em Educação Básica e, posteriormente, na procura de solucionar as dificuldades com o ensino da matemática no Ensino Fundamental. O objetivo principal é propor uma análise da contribuição exercida pela monitoria para o ensino e aprendizagem da disciplina de matemática e sua importância na experiência adquirida pela participação dos alunos dos 9º anos, no Município de Maceió/AL. A pesquisa realizada se classificada como exploratório-descritiva, com uma abordagem quantitativa, onde buscamos entender e definir nosso projeto de monitoria como objeto de investigação. Um questionário foi empregado como instrumento de coleta de dados na obtenção de respostas juntos aos alunos e alunos-monitores. A partir da análise descritiva dos dados, foi possível verificar que a inserção desta proposta pedagógica demonstrou que grande parte dos alunos apresentam dificuldades no entendimento da disciplina e que a maioria frequenta as monitorias somente nos dias anteriores às provas, mas cria um ambiente de participação e interação por parte dos alunos num serviço de apoio pedagógico que visa o desenvolvimento de habilidades e aprofundamentos teórico para a aprendizagem da disciplina. Os monitores concordam que as monitorias contribuem para a aprendizagem, porém, ressaltam a importância da frequência regular dos alunos às monitorias. As atividades de monitoria constituem uma ferramenta que facilita um estímulo de estudo teórico-prático aos alunos e, também, fomenta aos monitores um despertar da postura do voluntariarismo e vocação profissional. Portanto, essa prática da monitoria proporciona grandes benefícios que podem ser desfrutados por discentes, monitor e docente com o intuito de auxiliar e contribuir no desenvolvimento de um aprendizado mais significativo e prazeroso da Matemática.

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Biografia do Autor

Allan Gomes Santos, Universidade Aberta do Brasil UAB/IFALSecretaria Municipal de Educação de Maceió - SEMED/ALSecretaria Estadual de Educação de Alagoas - SEDUC/AL 13ª GERE

Sou mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL/2008). Especialista nos Cursos de Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR.  Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia (1998). Como professor tenho atualmente experiência no Ensino Fundamental e Médio nas disciplinas de Matemática/Física/Estatística/Didática da Matemática/TCC, como Professor do Estado de Alagoas (SEDUC) no Curso Normal Médio (Instituto de Educação) CEPA/13ªCRE, formação de Professores do Ensino Médio. No Ensino Superior atuei como Professor da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) no Programa PROLIND - Campus III e Programa PROESP e Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) no Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, disciplinas de Cálculo Numérico e Álgebra Linear. Atualmente atuo como Professor no Curso de Administração Pública a Distância nas Disciplinas Matemática para Administradores/Matemática Básica/Matemática Financeira/Estatística Aplicada pela UAB/IFAL/CAPES. Temas atuantes: Educação, Educação matemática, Formação docente e Ensino da matemática em EAD.

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Publicado

01-01-2018

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Como Citar

SANTOS, Allan Gomes. Monitoria como ferramenta auxiliar para aprendizagem da disciplina Matemática: uma análise de sua implementação no Ensino Fundamental. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 18, p. 84–101, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/276. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos