O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Educação Matemática crítica: uma análise dos conceitos de função e funções polinomiais do 1º e 2º graus no livro didático mais adotado no PNLD 2015

Autores

  • Elenilton Vieira Godoy elenilton@ufpr.br
    Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Cecy Leite Alves Carreta cecy@hotmail.com.br
    Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Programa Nacional do Livro Didático, Ensino Médio

Resumo

O presente texto é um recorte da dissertação de mestrado de um dos autores e tem como objetivos: 1) verificar se as exigências presentes no Edital 2013 do Programa Nacional do Livro Didático contemplam ideias da tendência teórica Educação Matemática Crítica; 2) apresentar os resultados da análise feita com o livro do 1º ano do Ensino Médio mais vendido no último PNLD. A análise realizada pretendeu investigar se a abordagem dos assuntos relacionados aos conceitos de Função e das Funções Polinomiais do primeiro e do segundo graus, ao longo do primeiro ano, do Ensino Médio, de alguma maneira, contemplam a tendência teórica Educação Matemática Crítica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Teoricamente, se apoiará, principalmente, na Educação Matemática Crítica (EMC), todavia, pesquisas e estudos relacionados ao livro didático de Matemática também auxiliarão o estudo. A análise do Edital de 2013 do PNLD indicou que há elementos associados às ideias defendidas pela EMC legitimando, de certa maneira, o nosso estudo com os livros didáticos de Matemática. A análise dos conceitos de Função e de Funções Polinomiais do 1º e 2º graus, do livro do 1º ano do Ensino Médio, da coleção mais adotada pelas escolas participantes do PNLD 2015 apresentou insatisfatoriamente propostas que contribuam para o desenvolvimento da Educação Matemática Crítica.

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Biografia do Autor

Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário SantAnna (1999), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor do departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Tem experiência na área de Ensino de Matemática desenvolvendo estudos e pesquisas associadas aos aspectos teóricos do currículo da Matemática escolar e à transição do Ensino Médio para o Ensino Superior.

Cecy Leite Alves Carreta, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Possui graduação em Licenciatura Matemática e Lato Sensu em Educação Matemática pela Universidade Nove de Julho e Lato Sensu em Docência no Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é professora de matemática do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Prof. Joaninha Grassi Fagundes.

Referências

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Publicado

01-01-2018

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Como Citar

GODOY, Elenilton Vieira; CARRETA, Cecy Leite Alves. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Educação Matemática crítica: uma análise dos conceitos de função e funções polinomiais do 1º e 2º graus no livro didático mais adotado no PNLD 2015. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 18, p. 117–135, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/279. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos