Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp

Autores

  • Jenny Patricia Acevedo Rincon jennyacevedorincon@gmail.com
    Universidad Estatal de Campinas

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Interdisciplinar, Aprendizagem situada, Comunidades de prática

Resumo

O artigo valoriza as experiências de aprendizagem profissional docente situadas em um contexto interdisciplinar de formação dos futuros professores, como o constitui o curso Estágio Supervisionado I, oferecido pela Faculdade de Educação (FE/Unicamp). O objetivo principal da pesquisa em desenvolvimento é compreender as práticas de aprendizagem profissional docente dos estagiários da Licenciatura em matemática a partir da participação em experiências interdisciplinares na FE/Unicamp. Como referencial teórico da pesquisa usamos o conceito de Aprendizagem Situada da Teoria Social da Aprendizagem, a participação em Comunidades de Prática e a identidade (profissional). A pesquisa é de tipo qualitativa, tendo como materiais empíricos os diários de campo da pesquisadora, diários de campo dos estagiários, planos de intervenção dos estagiários nas escolas campo de Estágio, relatórios finais da disciplina, questionário e entrevistas (individual e grupal) dos 18 estagiários participantes da pesquisa, os quais compõem o corpo de análise e interpretação dos dados. As análises narrativas desenvolvidas com as quatro estagiárias da Licenciatura em matemática, apresentam uma forma de compreender as experiências das estagiárias sobre as práticas nos quatro cenários identificados: o Curso, os Grupos Interdisciplinares, a Escola, e a plataforma virtual de registro das narrativas (TelEduc).

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Biografia do Autor

Jenny Patricia Acevedo Rincon, Universidad Estatal de Campinas

Doutoranda Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas (FE/Unicamp).Membro dos Grupos de Pesquisa PraPeM (Brasil) e Philedumat (Colômbia). Bolsista da Fundação Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP nº 2015/16227-0).

 

 

 

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Publicado

01-07-2017

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Como Citar

ACEVEDO RINCON, Jenny Patricia. Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 17, p. 160–172, 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/283. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos